CISM viabiliza parceria com a Federação Internacional de Escalada Esportiva

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 20 ago 2018

Moscou (Rússia) – De 9 a 16 de agosto, foi realizado o Campeonato Mundial de Escalada para Jovens, ocasião que marcou também o estabelecimento de importante parceria entre o Conseil International du Sport Militaire (CISM) e a Federação Internacional de Escalada Esportiva (International Federation of Sport Climbing - IFSC), por meio da assinatura de Memorando de Entendimento entre as instituições.

O Memorando tem por objetivo desenvolver o treinamento e a performance esportiva dos atletas militares, profissionais e amadores; incrementar a participação de mulheres nos esportes militares; estabelecer sinergia entre as duas instituições; identificar metas e objetivos em comum entre o CISM e a IFSC; fixar iniciativas educacionais conjuntas contra os perigos da dopagem; estabelecer colaboração na área de oficiais técnicos internacionais; e promover os valores esportivos em geral e particulares da Escalada Esportiva.

A cerimônia, organizada pelo Exército Russo, ocorreu no Museu da Glória do Esporte do CSKA (Centralnyi Sportivnyi Klub Armyi, em inglês Central Sports Club of the Army), que simboliza a pujança desportiva das forças armadas daquele país. Na oportunidade, foi firmada a referida convenção pelo Secretário-Geral do CISM, o Cel do Exército da Guiné, Dorah Mamby Koita e o presidente da IFSC, o italiano Marco Maria Scolaris.

A elaboração do conteúdo e as tratativas para sua consecução foram realizadas pelo Gerente dos Comitês Esportivos do CISM, Ten Cel Rafael Soares Pinheiro da Cunha, em missão atualmente no Quartel-General do CISM em Bruxelas (Reino da Bélgica).

A Escalada Esportiva alcançou o status de esporte militar nível mundial recentemente e o primeiro Campeonato Mundial da modalidade, chancelado pelo CISM, ocorrerá na cidade de Moscou, entre 27 de novembro e 3 de dezembro de 2018.

Iniciativas de tal natureza promovem o incremento da relação civil-militar, aumentam a rede de parcerias, permitem a inserção do esporte militar e do CISM junto a órgãos civis congêneres, gerando reflexos positivos em toda a estrutura esportiva militar mundial, representada, no Exército Brasileiro, pelo Centro de Capacitação Física do Exército.



Fonte:Aditancia França/Belgica