Dia do Uniforme no 4º Centro de Geoinformação

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 20 ago 2018

Manaus (AM)  No dia 17 de agosto, o 4º Centro de Geoinformação (4º CGEO), Organização Militar diretamente Subordinada à Diretoria de Serviço Geográfico, realizou uma formatura comemorativa ao Dia do Uniforme, celebrado no décimo dia útil do mês de agosto.

O Dia do Uniforme foi instituído pela Portaria n.º 1.424, de 8 de outubro de 2015, que aprovou o Regulamento de Uniformes do Exército (RUE), em sua 3ª edição. A data está inserida nas festividades do Dia do Soldado, comemorado em 25 de agosto, ocasião em que se relembra o natalício do Patrono do Exército Brasileiro, Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.

Durante a solenidade foi proferida a leitura do alusivo à data, onde destacou-se que o termo ‘uniforme’ significando: “aquilo que tem uma só forma e cujas partes que o compõem são exatamente iguais entre si”. Uniformes militares, por sua vez, são vestimentas específicas, com regulamentação própria, caracterizando uma das principais representações das lides castrenses.

A correta utilização dos diversos uniformes, insígnias, condecorações, distintivos, peças, agasalhos e acessórios é fator primordial para a boa apresentação, seja ela individual ou coletiva, de todos os militares, como forma de demonstrar a disciplina, a motivação profissional e o excelente conceito da Instituição perante a sociedade.

Ao usar o seu uniforme, o militar deve primar pela impecável aparência, mantendo-se sempre limpo, utilizando roupas bem apresentadas, polindo os metais e calçados, preservando as cores originais dos tecidos, mesmo frente ao desbotamento natural, conforme as especificações previstas no RUE, demonstrando, enfim, o respeito e o amor à farda que veste e externando o ânimo profissional e o entusiasmo com a carreira das armas.

Ostentar um uniforme do Exército Brasileiro significa mais do que usar uma simples vestimenta: representa a identificação do militar com as nossas raízes, de forma a honrar os feitos dos nossos antepassados que, ao envergarem os seus uniformes, glorificaram a história do País.

Assim, ciente de que as Forças Armadas destacam-se entre as instituições de maior credibilidade no Brasil, o Soldado do Exército retribui tão dignificante distinção envergando seu uniforme com garbo e entusiasmo no cumprimento de suas missões constitucionais.



Fonte:4º CGEO