Maior exercício anual da artilharia antiaérea simula defesa do Espaço Aéreo e adestra tropa com tiros reais


Publicação: Qui, 09 ago 2018 16:27:00 -0300
Crédito: Cb Darlisson/Sd Lucas

Formosa (GO) – No dia 8 de agosto, a 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea (1ª Bda AAAe) promoveu o Exercício de Adestramento do Sistema de Armas da Artilharia Antiaérea com execução de tiro real, no Campo de Instrução de Formosa, na Região da Pedra de Fogo.

O principal objetivo da atividade foi proporcionar a atualização das capacidades da Artilharia Antiaérea e da Força Terrestre. Participaram desse Exercício cerca de 600 militares de todas as organizações militares voltadas para essa missão específica. Mais de 90 viaturas deslocaram-se até 2.500 km, transportando material para a realização do evento.

Durante a apresentação, foram executados tiros com os canhões de 40 mm Bofors, da Viatura Blindada de Combate Antiaérea com canhões 35 mm Gepard, além dos mísseis portáteis RBS-70 e IGLA-S. Os disparos foram efetuados contra alvos aéreos desenvolvidos pelo 3° Grupo de Artilharia Antiaérea, visando à otimização do treinamento e à racionalização de custos.

O Comandante da 1ª Bda AAAe, General de Brigada Alexandre de Almeida Porto, salienta que esse Exercício é o mais importante da Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro. O General explicou que foram necessárias muitas horas de treinamento no simulador para poder realizar um único disparo. “Selecionamos, entre todos os que estavam aptos, os melhores para estar aqui presente e realizar o disparo”, disse o Gen Porto.

Também estiveram presentes na apresentação o Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, General de Exército Claudio Coscia Moura; o Comandante do Comando Militar do Sudeste, General de Exército Luís Eduardo Ramos Baptista Pereira; o Chefe de Logística e Mobilização do Ministério da Defesa, General de Exército Laerte de Souza Santos; o Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; o Ministro Péricles Aurélio Lima de Queiroz, Ministro do Superior Tribunal Militar; além de outros oficiais-generais e convidados civis e militares.

 

 


Fonte:EPEx

Crédito: Cb Darlisson/Sd Lucas