Comando de Aviação do Exército realiza Operação Trovão

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 02 ago 2018
Operação Aeromóvel OVN nos simuladores
Crédito: CAvEx

Taubaté (SP) – O Comando de Aviação do Exército (CAvEx) realizou nas instalações do Centro de Instrução do Exército (CIAvEx), entre os dias 20 e 27 de julho de 2018, o exercício de simulação, denominado Operação Trovão.

A operação teve por objetivo adestrar os militares que compõem o Estado-Maior das Organizações Militares da Aviação do Exército para fins de planejamento na carta e execução, por meio de simulação construtiva e simulação virtual, de uma operação aeromóvel nível Pelotão de Helicópteros. Além de desenvolver os atributos de chefia e liderança, o exercício proporcionou a oportunidade de avaliar o desempenho técnico e profissional dos quadros envolvidos na atividade, bem como desenvolver o trabalho em equipe das Unidades.

A execução do Exercício se deu em três fases. Na 1ª Fase, os batalhões de aviação puderam realizar uma revisão dos métodos de Estudo de Situação e de rever os principais assuntos na doutrina vigente. Na 2ª Fase, realizaram o treinamento dos operadores e a adaptação das tripulações nos simuladores. Já na 3ª Fase, ficaram em condições de planejar e de cumprir toda a gama de missões que podem ser atribuídas à Aviação do Exército, especialmente: incursão; infiltração; exfiltração; ataque; reconhecimento; segurança de comboios; comando e controle (C2); extração de tripulações abatidas; transporte de feridos; suprimento aeromóvel; lançamento de posto de ressuprimento avançado (PRA); transporte de pessoal e operações em grandes áreas urbanas.

Para que os objetivos do exercício fossem atingidos, as operações foram coordenadas por meio de uma estrutura de Direção de Exercício (DIREX), conduzida pelo CAvEx, através do emprego de seus oficiais na função de “Observadores, Controladores e Avaliadores” (OCA). Houve também a constituição de uma Força Oponente (FOROP), com os meios de um exército constituído.

A Operação Trovão foi coroada de pleno êxito, mantendo o aprestamento e desenvolvendo o permanente estado de prontidão da Aviação do Exército contribuindo para a operacionalidade da Força Terrestre.



Fonte:CAvEx

Operação Aeromóvel OVN nos simuladores

Crédito: CAvEx