Seminário sobre Sistema de Gestão Ambiental no Rio de Janeiro

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 31 jul 2018

Rio de Janeiro (RJ) – A 1ª Região Militar (1ª RM) promoveu, de 25 a 27 de julho, o Seminário do Sistema de Gestão Ambiental do Exército Brasileiro (SIGAEB). O evento, realizado no auditório da 1ª RM, no Rio de Janeiro, teve como público-alvo os oficias e adjuntos de Controle Ambiental das organizações militares localizadas no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

O encontro teve início com a apresentação do "Prêmio Sustentabilidade 2018 –Categoria Gerenciamento de Resíduos" e do Projeto ResCiclar, pela Seção de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente (SPIMA) da 1ª RM.

O "Prêmio Sustentabilidade 2018" tem por objetivo reconhecer as melhores práticas desenvolvidas pelas organizações militares na área da 1ª RM, com ações voltadas ao gerenciamento de resíduos. Já o Projeto ResCiclar visa promover a formação continuada, por meio de workshop promovido por militares responsáveis pela gestão ambiental das Unidades militares.

Durante a programação do seminário, os participantes também conheceram o "Programa de Conformação Ambiental", iniciativa da Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente (DPIMA) para adequar as organizações militares às legislações ambientais aplicáveis às atividades desenvolvidas pelo Exército Brasileiro. Também foi apresentada a Minuta de Portaria de Conformação Ambiental do SIGAEB e seus respectivos anexos: Lista de Verificação Geral (Meio Ambiente), Lista de Verificação específica – organizações militares de Saúde e Relatório de Conformidade Ambiental.

No último dia do encontro, foi apresentado o Sistema para Gestão do Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente (SIGPIMA). Os militares foram treinados no módulo "Solicitação de Recursos", que tem por finalidade a obtenção de recursos financeiros para a gestão ambiental e para o cercamento de áreas.

O evento contou com a coordenação do Cel R1 Gomes de Mello (1ª RM) e a participação dos Conformadores Ambientais, Capitão Thiago Costa (1º Btl DQBRN), 1º Tenente Juliana Beltrão (HCE), 2º Tenente Marina Aidar (AMAN) e 2º Tenente Letícia Machado (5º GPT E), que atuaram como palestrantes no seminário.



Fonte:1ª RM