II Estágio de Secretário de Junta de Serviço Militar

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 30 jul 2018
Crédito: Sd Marques

Santa Maria (RS) – O Posto de Recrutamento e Mobilização 03/005 do Comando da 3ª Divisão de Exército (PRM 03/005-SM), “Divisão Encouraçada”, conduziu, nos dias 26 e 27 de julho, o II Estágio de Secretário de Junta de Serviço Militar (JSM), que contou com a participação de Secretários das JSM de mais de 25 cidades.

Com a finalidade de realizar a integração dos Secretários dos municípios tributários da área de jurisdição do PRM 03/005-SM com as organizações militares (OM) da “Capital dos Blindados”, as atividades do primeiro dia ocorreram no Colégio Militar de Santa Maria (CMSM) e no Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar (Pq R Mnt/3).

No CMSM, também conhecido como o Colégio do Vagão, pois em seu início, utilizou dois vagões ferroviários como salas de aula, os estagiários conheceram a infraestrutura e as potencialidades do colégio e no Pq R Mnt/3, após uma palestra institucional, visitaram as instalações, com destaque, o pavilhão de manutenção de viaturas blindadas.

“Nos somos a primeira imagem do Exército quando o jovem vem se alistar. É importante para nós essa oportunidade de visitar e conhecer os quartéis, para podermos repassar ao cidadão como é o serviço militar”, afirmou o Sr Oscar Martins da Silva, Secretário da JSM de São Pedro do Sul.

Na última jornada, no Comando da “Divisão Encouraçada”, sob a coordenação do Chefe do PRM 03/005-SM, Capitão Clovis Cruz de Sousa, participaram de palestras sobre processos e visita de orientação técnica às JSM; seleção geral; e orientações sobre procedimentos a serem adotados nas atividades inerentes à função.

O Chefe do Estado-Maior da 3ª Divisão de Exército, Coronel Urubatã Muterle Gama, realizou o encerramento das atividades, agradeceu a presença de todos e destacou que: “é de vital importância que conhecem o nosso trabalho, pois serão os senhores que muitas vezes passarão a primeira ideia para a sociedade do que realmente é o Exército Brasileiro”.

O Estágio objetivou, ainda, transmitir aos participantes as orientações relativas às Comissões de Seleção Volantes dos Municípios Tributários das OM da Guarnição de Santa Maria (RS), assim como, nivelar conhecimentos sobre o Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar e Mobilização.



Fonte:3ª DE

Crédito: Sd Marques