Inspeção no Hospital de Guarnição de Florianópolis constata qualidade de atendimento à família militar.

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 13 jul 2018
Crédito: Fotos: Sgt Coutinho

Florianópolis (SC) – Desde que sofreu um aneurisma, o quadro de saúde de Dona Leonor Pereira Borba ficou mais frágil. Ao perceber que a idosa estava muito fraca, a filha, Maria de Fátima Pereira, buscou atendimento no Hospital de Guarnição de Florianópolis, no último fim de semana. Com um quadro de anemia e diarreia, a equipe médica decidiu pela internação.

“É a segunda vez que precisamos interná-la no HGuFl. O atendimento aqui é muito bom. Acompanham com atenção, a doutora passa constantemente. Desde ontem, estão fazendo todos os exames. Fora daqui, pelo SUS, a gente sabe como é. Graças a Deus que ela tem este convênio, porque meu irmão é militar”, relatou Maria de Fátima.

 

 

Qualidade de atendimento conferida em inspeção

A qualidade dos serviços prestados à família de Dona Leonor foi acompanhada pelo comando da 5ª Região Militar (5ª RM), que realizou inspeção no Hospital de Guarnição de Florianópolis (HGuFl) no dia 9 de julho. A comitiva, chefiada pelo General de Brigada Aléssio Oliveira da Silva, foi recepcionada com uma formatura. O diretor do HGuFl apresentou dados da Unidade, responsável pelo atendimento de 16 mil usuários, incluindo militares da Marinha e da Aeronáutica.

A equipe da 5ª RM conferiu as rotinas, procedimentos administrativos e gestão da organização militar. Com quase 150 anos, a estrutura conta com um Pronto Atendimento 24 horas, Odontoclínica, Laboratório de Análises Clínicas, Centro Cirúrgico, Exame de Imagens e quatro ambulâncias, sendo três UTIs. O efetivo de saúde é de 57 profissionais.

O General Aléssio elogiou o trabalho desenvolvido pela equipe do hospital e destacou a importância da inspeção na cultura organizacional do Exército. “Todos têm que ser fiscalizados e inspecionados. É um procedimento de comando que existe em todos os quarteis”, enfatizou.

 

Orientação técnica a organizações militares de Santa Catarina

A comitiva da 5ª RM ainda realizou uma visita de orientação técnica, com a participação dos comandantes da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Ricardo Miranda Aversa, e do 1º Batalhão Ferroviário, Tenente-Coronel Cleber Machado Arruda.

Durante dois dias 10 e 11 de julho, a equipe buscou verificar, padronizar e atualizar os conhecimentos sobre as atividades de identificação militar, serviço militar, mobilização e escalão logístico, assim como quanto às Seções de Inativos e Pensionistas e Assistência Social e ao Sistema de Saúde Assistencial das UG FUSEx jurisdicionadas à 5ª Regão Militar na guarnições de Florianópolis e Lages.

A prioridade é gerar bem-estar aos militares da ativa e da reserva, bem como seus dependentes. Para cumprir esta missão, a 5ª RM viabiliza apoio logístico, administrativo e territorial às Unidades operacionais do Exército no Paraná e em Santa Catarina.

 



Fonte:5ª RM

Crédito: Fotos: Sgt Coutinho