Integrando Exército e meio acadêmico, o Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria visitam quartéis na "Capital dos Blindados"

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 06 jul 2018
Crédito: Cel Portela

Santa Maria (RS) – No dia 4 de julho, o 29° Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB), Batalhão Cidade de Santa Maria, recebeu a visita de 30 alunos do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e de professores e pesquisadores do Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP), vinculado ao Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSM.

A atividade teve como objetivo a integração do Exército Brasileiro com a sociedade, por meio da visitação de professores, pesquisadores e alunos do curso de Relações Internacionais à organizações militares da “Capital dos Blindados”.

Na ocasião da visita, buscou-se mostrar, por meio de exposição e interação presencial, viaturas blindadas, materiais e equipamentos utilizados pelo 29° BIB. Foi realizada, ainda, uma demonstração dos armamentos orgânicos da unidade, por meio de testes e simulações de tiro. Os visitantes também foram recepcionados no Museu Blindado do Centro de Instrução de Blindados, “General Walter Pires”, onde foi apresentado o histórico das viaturas blindadas em exposição.

Além de estreitar laços e ações prévias da 3ª DE e organizações militares vinculadas, a professores e pesquisadores do GECAP, a visita procurou oferecer experiência prática a alunos concluintes da disciplina de Geopolítica e Estudos Estratégicos.

Segundo a manifestação dos alunos, a visitação abriu horizontes e possibilitou a obtenção de conhecimentos empíricos sobre temas que serão fundamentais para o exercício da profissão de internacionalista, seja na gestão de políticas e empreendimentos vinculados aos setores de Defesa e Segurança, seja no planejamento e execução de ações relacionadas à política externa e comercial do Brasil.



Fonte:3ª DE

Crédito: Cel Portela