Capitão do Exército quebra recorde brasileiro de Pentatlo Militar

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 03 jul 2018

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 7 de Junho de 2018, o Capitão de Cavalaria Douglas de Castro Jacinto superou seu próprio recorde brasileiro individual durante, a segunda seletiva para o 65º Campeonato Mundial de Pentatlo Militar.

Formado em 2011 pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), o Cap Douglas Castro possui o Curso de Instrutor de Educação Física do Exército e o Curso Básico Paraquedista. Atualmente serve no 3º Regimento de Carros de Combate (3º RCC), Ponta Grossa (PR).

Ingressou nas fileiras do Exército em 2007, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, integrando as equipes de Atletismo e Triatlo da EsPCEx.

Na AMAN, período em que esteve entre anos de 2008 e 2011, iniciou sua carreira esportiva na modalidade, ao integrar a equipe de Pentatlo Militar daquele estabelecimento de ensino. Nesse período, teve a oportunidade de participar dos I Jogos Mundiais de Cadetes, na cidade de Ankara (Turquia), sagrando-se campeão individual de Pentatlo Militar dos Jogos. Ainda durante sua formação, no Campeonato Sul-americano de Cadetes, obteve o bronze na Natação Utilitária e na Pista de Obstáculos, e a prata na Corrida, ajudando a equipe brasileira a conquistar a 3ª colocação na competição.

Como aspirante a oficial foi convocado pela Comissão de Desportos do Exército (CDE) em 2012, obteve o 3º lugar (categoria Newcommers) no 59º Campeonato Mundial de Pentatlo Militar.

No ano de 2013, conquistou o campeonato Sul-americano de Pentatlo Militar e o Campeonato Mundial de Pentatlo Militar, na cidade do Rio de Janeiro – Brasil, tornando-se o primeiro oficial formado na AMAN a conquistar o título Mundial nessa modalidade.

Convocado pela Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), nos anos de 2014 e 2015, tornou-se tricampeão brasileiro de Pentatlo Militar, vice-campeão dos Jogos Desportivos do Exército (JDE) 2015 e 3º lugar individual nos VI Jogos Mundiais Militares.

No ano seguinte, período em que concluiu o Curso de Instrutor de Educação Física, participou do 63º Campeonato Mundial de Pentatlo Militar, na cidade de Wiener Neustadt – Áustria, obtendo a 4ª colocação Individual, sagrando-se Campeão Mundial com a equipe brasileira, fato que não se repetia desde 1994.

Em 2017, sagrou-se recordista brasileiro na Pista de Pentatlo Militar, ao atingir o tempo de 2´12´´4, superando o então recorde de 2’12”6 do 2º Sgt da Marinha do Brasil, Carlos Silva, bem como sagrou-se recordista brasileiro individual ao ser o Campeão da Seletiva de Pentatlo Militar, para o Mundial daquele ano, obtendo 5.613,2 pontos na classificação final, superando o recorde anterior do então 2º Sgt Bandeira.

Em 2018, agora como Capitão e servindo no 3º Regimento de Carros de Combate (3º RCC), participou da Seletiva de Pentatlo Militar e Torneiro Integração, na cidade do Rio de Janeiro – RJ, competição organizada pela CDE e que contou com a presença de militares da Marinha do Brasil, alunas da Escola de Sargentos de Logística (EsSLog) e as pioneiras cadetes da AMAN. Nessa oportunidade, estabeleceu o novo recorde brasileiro individual de Pentatlo Militar, sagrando-se campeão com 5.629,4 pontos, superando o próprio recorde estabelecido no ano anterior.

O Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx) parabeniza o Cap Cav Douglas Castro pelo resultado alcançado e deseja-lhe sucesso no Campeonato Mundial de Pentatlo Mundial do CISM, que correrá no período de 27 Ago a 2 Set, do corrente ano, na Áustria.



Fonte:CCFEx