Feira de Empreendedorismo movimenta áreas do conhecimento e habilidades interpessoal em alunos do Ensino Fundamental

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 29 jun 2018

Curitiba (PR) – No dia 23 de junho, o Colégio Militar de Curitiba (CMC) realizou a II Feira de Empreendedorismo, materializando a conclusão do Projeto Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP), que faz parte do ensino integral dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. No total, foram 48 trabalhos apresentados nas áreas negocial e social, demonstrando um potencial muito elevado dos nossos alunos que desde agora pensam de forma arrojada, inovadora e criativa para o bem de um grupo ou empresa até o da sociedade a qual convivem diariamente de forma presencial ou pelas notícias veiculadas pelos meios de comunicação.

Na abertura, os alunos vencedores da I Feira de Empreendedorismo do CMC, também agraciados com o Prêmio Estadual de Educação Empreendedora de 2017, foram homenageados pela Sra Sonia Shimoyama, Gerente Regional do SEBRAE, com a entrega de certificados e kit promocional daquela instituição como forma de estimular e valorizar o evento.

O Projeto JEPP tem por objetivo desenvolver competências atitudinais necessárias à gerência da própria vida, elevando o senso de organização e responsabilidade dos nossos jovens discentes. A metodologia se apoia em dois pilares: o comportamento empreendedor e o estudo dos passos do chamado plano de negócios.

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental simularam a abertura de um negócio de vendas de produtos ou de prestação de serviços. Já os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental desenvolveram trabalhos de empreendedorismo social.

Dentre os finalistas, duas propostas do 8º ano empataram em 1º lugar. A equipe “Inteligênios”, das alunas Gabriela T., Analiz, Carla Gomes e Fernanda M., sob orientação do Professor Civil Laércio, apresentou jogos educacionais para facilitar o aprendizado de crianças carentes do 5º ano do Ensino Fundamental nas disciplinas de geografia, história e língua portuguesa; enquanto a equipe “ZumZaravalho – Alimentos Saudáveis”, das alunas Sant’Anna, Isabela L., Gabriela L., Eduarda F. e Júlia, sob orientação do Tenente Júlio, desenvolveu a prática para auxílio aos celíacos.

No 9º ano do Ensino Fundamental, a equipe vencedora foi “Candy Candles”, dos alunos Gabriel R., Giulia M., Valsechi e Gabriela B., sob orientação da Tenente Susana, consistiu na fabricação e comercialização de velas aromáticas.

Dessa forma, foi possível incentivar e promover novas aprendizagens, autoconhecimento, espírito de trabalho em equipe e autoconfiança, contribuindo para a formação integral dos jovens no que diz respeito ao aspecto pessoal e de preparação para uma carreira profissional.



Fonte:CMC