IDQBRN recebe visita de alunos de engenharia química do IME

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 29 jun 2018

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 26 de junho de 2018, O Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (IDQBRN) recebeu a visita de instrução dos alunos do 4º ano do Curso de Engenharia Química do IME. A atividade teve como objetivo principal apresentar aos futuros Engenheiros Militares os diversos trabalhos multidisciplinares desenvolvidos pelos oficiais do QEM no IDQBRN.

Após uma palestra institucional sobre o histórico, missões, atividades e infraestrutura laboratorial da organização militar, os alunos participaram de uma instrução prática, sendo conduzidos a um cenário de contaminação química no terreno. Habilidades como capacidade de comunicação, espírito de equipe, liderança e aplicação de conhecimentos técnicos foram observadas durante o exercício. Utilizando equipamentos de detecção, roupas de proteção e máscaras contra gases, os alunos do IME detectaram vestígios de um agente químico e coletaram amostras ambientais.

Em seguida, os próprios estudantes realizaram procedimentos de abertura e preparo das amostras no Laboratório de Análises Químicas do IDQBRN. Por fim, utilizaram técnicas de cromatografia e espectrometria de massas para identificar de forma inequívoca as substâncias presentes nas amostras coletadas. Todas as etapas foram conduzidas sob orientação e supervisão de instrutores e monitores do IDQBRN.

Os alunos também participaram de uma atividade prática no Laboratório de Modelagem de Consequências e Análise de Riscos (LAMCAR), utilizando fluidodinâmica computacional. A visita foi concluída com demonstrações de equipamentos do Laboratório de Defesa Biológica e do Laboratório Móvel da Seção de Defesa Radiológica e Nuclear.



Fonte:IDQBRN