Operação Alta Pressão VI

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 25 jun 2018

Castro (PR) – A Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), com sede em Brasília, DF, deflagrou a Operação Alta Pressão VI em todas as Regiões Militares do Brasil no período de 19 a 21 de junho de 2018. Durante o ano, várias operações são desencadeadas pela DFPC com o escopo de fiscalizar o manuseio de produtos controlados pelo Exército (PCE) por órgãos com certificado de registro (CR).

A Operação teve o objetivo de fiscalizar as lojas que comercializam armas e munições. Nesse sentido, os fiscais militares do Exército analisam as notas fiscais de entrada e saída dos PCE, verificam a existência da chamada guia de tráfego (GT), que se constitui em documento indispensável ao transporte dos PCE. Além desse trabalho, faz-se a confrontação dos mapas de estocagem e mapas de entrada e saída com os PCE existentes em depósito na loja.

Nesse contexto, a equipe do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados do 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (SFPC 5º Esqd C Mec) atuou no âmbito da 5ª Região Militar (5ª RM). Cumpriu missões nas cidades de Siqueira Campos, Santo Antônio da Platina, Bandeirantes e Ibaiti, todas no estado do Paraná. 

Durante a Operação Alta Pressão VI, os fiscais militares do SFPC 5º Esqd C Mec verificaram a observância ou não dos procedimentos prescritos na legislação, orientaram os logistas acerca do ajuste de procedimentos e em alguns casos procederam à autuação e apreensão de munições por desconformidade entre o registro no mapa de estocagem e existente na loja.



Fonte:5º Esqd C Mec