Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas conhece atividades das Forças Armadas nas operações Acolhida e Controle

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 20 jun 2018

Boa Vista (RR) – De 17 a 19 de junho, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), “Brigada Lobo D’Almada”, recebeu a visita do Almirante de Esquadra Ademir Sobrinho, Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, e comitiva de oficiais-generais, que vieram verificar os trabalhos de ajuda humanitária aos imigrantes oriundos da Venezuela no estado de Roraima.

Na ocasião, o General de Exército César Augusto Nardi de Souza, Comandante Militar da Amazônia (CMA), também integrou a comitiva, que foi recepcionada pelo General de Brigada Gustavo Henrique Dutra de Menezes, Comandante da 1ª Bda Inf Sl.

A comitiva esteve nos municípios de Boa Vista e Pacaraima, ao norte de Roraima. Foram realizadas visitas aos locais de abrigos dos imigrantes e visitas às futuras instalações que estão sendo preparadas, assim como acompanharam o início do funcionamento do posto de triagem na fronteira com a Venezuela.

 

Operação Acolhida

Sob coordenação da Força Tarefa Logística Humanitária, comandada pelo General de Divisão Eduardo Pazuello, é uma operação interagências, envolvendo vários órgãos da esfera federal, estadual e municipal e tem objetivo, nessa  fase inicial, de recepcionar e apoiar o imigrante, por meio de medidas assistenciais, como distribuição de alimentos,  melhoras nas condições dos abrigos e apoio de saúde.

 

Operação Controle

É responsabilidade da 1ª Bda Inf Sl e tem por objetivo aumentar a segurança na faixa de fronteira roraimense, intensificando a triagem e o controle dos imigrantes, direcionando-os para os centros de acolhimento e auxiliando o processo de interiorização deles no Brasil ou de retorno à Venezuela.     



Fonte:1ª Bda Inf Sl