Semana da Artilharia em Juiz de Fora

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 20 jun 2018

Juiz de Fora (MG) – No dia 10 de junho, é celebrado o Dia da Artilharia, a Arma dos fogos largos, densos e profundos. Fundamental no campo de batalha. Assim pode ser resumida a importância da Artilharia, principal meio de apoio de fogo do Exército. Artilheiros de ontem, de hoje e de sempre comemoraram o dia de uma das mais tradicionais Armas da Força Terrestre. A data comemorativa foi escolhida por ser o dia do nascimento do Marechal Emílio Luís Mallet, Patrono da Artilharia, herói militar nas campanhas da Cisplatina, Revolução Farroupilha e a Guerra da Tríplice Aliança.

Em comemoração à Semana da Artilharia, o 4° Grupo de Artilharia de Campanha Leve (4° GAC L) realizou diversas atividades com a participação de integrantes da Unidade, da família militar e da sociedade de Juiz de Fora. A semana iniciou com atividades desportivas, dentre elas, a competição de tiro. A qual contou com a participação de vários atletas das unidades de Juiz de Fora e as modalidades foram fuzil e pistola. A qual o 4° GAC L sagrou-se campeão da competição.

Dentro das atividades realizadas, a formatura do Dia da Artilharia foi celebrada no âmbito da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha) no dia 8 de junho, no Pátio General Fassheber no Grupo. A cerimônia teve a participação de ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial. O Comandante, Cel Art Marcelo Marques da Silva Brun, coordenou a homenagem ao Marechal Emílio Luís Mallet, momento em que foi depositada uma corbélia de flores em frente ao busto do Patrono da Arma. Na oportunidade, os artilheiros de ontem e hoje desfilaram em continência ao Comandante do Grupo e em homenagem ao Marechal Mallet.

Ao término da formatura, a 1ª Bateria de Obuses realizou uma demonstração de Artilharia no pátio. Onde a Linha de Fogo da Bateria entrou em posição, realizou a pontaria das peças e depois uma missão de tiro com salva. No mesmo dia foi servido uma costelada tradicional gaúcha a dois fogos. O evento contou com a presença de autoridades, amigos e ex-integrantes do Grupo, militares da reserva e familiares. Encerrando as atividades da Semana da Artilharia, o 4° GAC L promoveu uma exposição de material nos dias 9 e 10 de junho no Shopping Jardim Norte. Onde a Unidade apresentou o equipamento utilizado pelos artilheiros para calcular os comandos de tiro, realizar trabalhos topograficos e o material de escalada militar. 



Fonte:4º GAC L