Exército Brasileiro comemora 100 anos de existência em Três Corações

${the_title} - ${company_name}

Curso de Infantaria da EsSA, trajando o uniforme histórico da Força Expedicionária Brasileira (FEB)
Crédito: 1º Sgt Ernani

Três Corações (MG) – No dia 19 de junho de 2018, a Escola de Sargentos das Armas (EsSA), Escola Sgt Max Wolf Filho, realizou a cerimônia de comemoração do 100º aniversário do Exército Brasileiro em Três Corações.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da EsSAGeneral de Brigada Adilson Giovani Quint, que, em momento solene, realizou a entrega de um brinde institucional à família do Coronel Valério Ludgero de Rezende ao seu neto, o Sr Rômulo Resende, como uma forma de reconhecimento pela importância da família na instalação da Escola na cidade.

Na sequência das atividades, ocorreu, ainda, com a premiação do concurso literário sobre os 100 anos do Exército Brasileiro em Três Corações, nas categorias: oficiais, subtenentes e sargentos; cabos e soldados; alunos da Escola; e alunos da rede de ensino de Três Corações.

Estiveram presentes à solendiade o Presidente da Câmara Municipal de Três Corações, Sr Maurício Miguel Gadbem; militares da ativa e da reserva, autoridades civis e familiares.

 

 

Histórico

Conforme o histórico, no entardecer de 19 de junho de 1918, chegava à cidade de Três Corações, proveniente da vizinha cidade de Campanha, o 14º Regimento de Cavalaria (14º RC), que ocupou parte das terras de propriedade do Coronel Valério Ludgero de Resende e de seu genro Coronel Demétrio Martins de Andrade, posteriormente doada à União.

Em 1º de agosto de 1919, o 14º RC foi transformado em 4º Regimento de Cavalaria Divisionária (4º RCD), sendo inaugurado, oficialmente, em 8 de agosto de 1923. O 4º RCD atuou de forma efetiva na Revolução de 1930, cujos registros se encontram, ainda hoje, no Portão do Cemitério São João Batista, na frente do qual tombaram oito bravos soldados. Atuou, ainda, em 9 de julho de 1932, na Revolução Constitucionalista, na vasta área da Serra da Mantiqueira, divisa com o estado de São Paulo.

Em junho de 1946, o 4º RCD foi transformado no 19º Regimento de Cavalaria (19º RC). No ano seguinte, foi transferido, permanecendo um de seus Esquadrões, o 1º/19º RC. Em 1949 essa Subunidade foi incorporada ao efetivo da Escola, recém-transferida para Três Corações.

A EsSA foi criada no dia 21 de agosto de 1945, ao término da Segunda Guerra Mundial, por meio do Decreto Nº 7.888. Até o ano de 1949, ocupou parte das instalações da extinta Escola Militar do Realengo.

No dia 5 de dezembro de 1949, foi assinado o Decreto 27.543, que transferiu a sede da EsSA para Três Corações (MG). O prefeito da época, Sr Odilon Resende Andrade, muito contribuiu para receber a EsSA em terras tricordianas. A primeira turma de Sargentos formada em Três Corações concluiu o curso em 21 dezembro de 1950.

Em seus exatos cem anos de efetiva presença em terras tricordianas, o Exército Brasileiro, dos primórdios do 4º RCD até a contemporânea Escola de Sargentos das Armas, vem cumprindo suas missões constitucionais.

 



Fonte:EsSA

Curso de Infantaria da EsSA, trajando o uniforme histórico da Força Expedicionária Brasileira (FEB)

Crédito: 1º Sgt Ernani