A 9ª Região Militar inicia a sexta edição da Operação Alta Pressão

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 26 jun 2018

Campo Grande (MS) – A 9ª Região Militar (9ª RM) inicia nesta terça-feira, dia 19 de junho, a sexta edição da Operação Alta Pressão, por intermédio das Grandes Unidades e Grandes Comandos subordinados ao Comando Militar do Oeste (CMO), com assessoramento do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 9ª RM (SFPC/9). A atividade conta com a participação dos Órgãos de Segurança Pública e de Agências Governamentais, operando em um ambiente interagências, com a finalidade de fiscalizar empresas que lidam direta ou indiretamente com Produtos Controlados pelo Exército, em particular armas, munições, acessórios e insumos de recarga.

As fiscalizações serão realizadas nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no município de Aragarças, no estado de Goiás, área de responsabilidade da 9ª Região Militar.

Em dados disponibilizados pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados - DFPC, verifica-se que, na última edição desta operação, realizada em novembro de 2017, foram executadas, em todo o território nacional, 140 autuações e 3 prisões, sendo apreendidas 272 armas de fogo, 158.569 munições, 1.241 airsoft (armas de pressão), 97 Kg de pólvora, 18 lunetas e 3 miras laser. Naquela ocasião, foram empregados 787 militares do Exército e 248 integrantes dos Órgãos de Ordem e Segurança Pública e agências governamentais que, no total, percorreram uma distância de 84.328 quilômetros, fiscalizando 708 estabelecimentos comerciais.

A Operação Alta Pressão VI, bem como as demais voltadas para a fiscalização de Produtos Controlados pelo Exército, visa, entre outros objetivos, coibir desvios de armas e munições para o comércio ilegal. As ações impactam, diretamente, na segurança pública nacional, uma vez que contribuem, significativamente, para a redução da violência e para o incremento da segurança e do bem estar da sociedade brasileira.



Fonte:9ª RM