Conheça o Centro de Instrução de Operações na Caatinga, fração orgânica do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 14 jun 2018

O Centro de Instrução e Operações na Caatinga (CIOpC) é, atualmente, o estabelecimento destinado à formação do Combatente de Caatinga do Exército Brasileiro. Trata-se de uma fração orgânica do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BI Mtz), Batalhão General Victorino Carneiro Monteiro, que tem sua sede na cidade de Petrolina, interior de Pernambuco. O CIOpC possui um campo de instrução para as atividades de formação do combatente de caatinga e o Parque Zoobotânico da Caatinga, que é o seu apoio para as instruções de fauna e flora.

Nesse Centro, são ministrados o Estágio de Adaptação à Caatinga, com duração de uma semana, e o Estágio de Adaptação e Operações na Caatinga, com duração de duas semanas.

As atividades de instrução desenvolvem-se em ritmo intenso, buscando reproduzir as condições de combate em área de caatinga. Em meio à sequidão do sertão, encontra-se o Campo de Instrução Fazenda Tanque do Ferro (CIFTF), com uma área de 2.800 hectares, totalmente inserido em uma região coberta pelo bioma caatinga e afastado em relação aos grandes centros urbanos. Tais características fazem dele um local perfeito para o desenvolvimento de pesquisa e validação da doutrina a respeito das operações militares nesse tipo de ambiente.

A instrução do combatente na caatinga é totalmente desenvolvida em uma das regiões mais inóspitas do mundo. A vegetação agressiva e espinhosa; o clima causticaste; o relevo modesto e ondulado; solos erodidos e muitas vezes pedregosos; a paisagem uniforme com aglomerados humanos esparsos e uma grande escassez de água. Tudo exige do homem um treinamento especial para suplantar tais dificuldades.

O uniforme do combatente da caatinga é diferente com aplicações em couro de cor amarronzada, lembrando os trajes dos vaqueiros da região, confunde o homem com o meio ambiente. A cobertura é dotada de abas, protegendo o rosto e a nuca do sol. Tanto a calça quanto a camisa apresentam reforços de couro no peito, nos braços e nas pernas, para melhor suportar a agressão da vegetação e do solo.

 

O 72° BI Mtz e o CIOpC

O 72º Batalhão de Infantaria Motorizado foi criado por transformação da 2ª Companhia de Fuzileiros do 35° Batalhão de Infantaria, de Feira de Santana (BA), e iniciou oficialmente suas atividades em 1975. Integrante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, possui uma área de responsabilidade que abrange, além dos municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), mais de 38 municípios circunvizinhos, sendo 36 no sertão pernambucano e dois no sertão baiano.

A caatinga está, principalmente, no sertão do Brasil e existe a ideia de que o sertanejo é, antes de tudo, forte e resistente, em face das agruras do semiárido. Isso levou à designação, em 1982, do 72° BI Mtz como o responsável pela condução de pesquisas, estudos e exercícios operacionais em área de caatinga, para a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento da doutrina de emprego da tropa em operações nesse peculiar e árido ambiente. Assim, o 72° BI Mtz é o responsável pela formação do combatente de caatinga.

Com tudo o que foi explicitado, salienta-se que o 72° BI Mtz é presença marcante e positiva do Exército Brasileiro na região, identificando-se com a garra e a força combativa da gente do Nordeste Brasileiro.

 

 

O semiárido e a Caatinga

O clima semiárido está presente no Brasil na Região Nordeste e no Sudeste (norte de Minas Gerais). Está associado ao importante bioma da caatinga, rico em biodiversidade, endemismos e bastante heterogênea. A área do semiárido corresponde a aproximadamente 982.563,3 km2 (cerca de 11% do território brasileiro). Na classificação brasileira, o clima semiárido é aquele com precipitação inferior a 1.000 mm.

 

 



Fonte:72° BI Mtz