Mais que sentimento de Patriotismo, projeto leva a alunos de Santa Maria música, arte e cultura.

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 14 jun 2018
Crédito: Arquivo pessoal Professora Ivete

Santa Maria (RS) – “Uma chama acesa no coração dos alunos, contrastando com a manhã gelada”, ess é a lembrança da Professora Ivete Aparecida de Souza do dia que foi realizada a 1ª apresentação do Projeto “Banda nas Escolas”, ocorrida em 14 de junho de 2004, no Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac.

Resultado de uma parceria entre a 3ª Divisão de Exército (3ª DE) e a 8ª Coordenadoria Regional de Educação, o projeto é desenvolvido pela banda de música da "Divisão Encouraçada". Tem por finalidade cultuar os valores cívicos e de respeito aos símbolos nacionais, levar cultura e recreação às escolas e integrar o Exército à comunidade escolar, por meio da música.

As apresentações ocorrem todas as segundas-feiras do calendário letivo, contemplando escolas do estado e do município. A Professora Ivete, coordenadora do projeto desde seu início, afirma que, “passados 14 anos, o trabalho desenvolvido é uma referência de civismo, que, com sua musicalidade, atinge todas as idades e contribui para uma formação do sentimento de patriotismo”.

As atividades são desenvolvidas em duas etapas. Na primeira, são apresentados os valores cívicos e é destacada a importância da valorização dos símbolos nacionais. Na segunda, mais recreativa, há demonstração dos diversos instrumentos da banda e dos seus sons, além da execução de músicas populares, para que as crianças possam dançar e brincar.

“É sem dúvidas uma ocasião especial, pois os alunos apreciam muito a música, e a proposta aqui apresentada vai ao encontro do que a escola busca, que é proporcionar, também, cultura e arte aos alunos”, ressaltou o Sr Nildo Inácio Tonin, Diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Quintino, contemplada com a apresentação da banda no mês de abril.

O Regente da Banda da 3ª DE, Primeiro-Tenente José Pinho de Oliveira, destaca a alegria e satisfação, de poder interagir com crianças e adolescentes, na perspectiva de um futuro melhor por meio da música.

Além do projeto, a banda de música da 3ª DE atende a uma das maiores guarnições militares do País e se constitui em valioso elemento de divulgação da “Divisão Encouraçada”, além de prestar contribuição cívico social a outros estabelecimentos de ensino e entidades assistenciais de Santa Maria e região central do estado.



Fonte:3ª DE

Crédito: Arquivo pessoal Professora Ivete