Equipe docente do Colégio Militar de Curitiba congrega práticas interdisciplinar, desportiva e inclusiva.


Publicação: Qua, 13 jun 2018 07:05:00 -0300

Curitiba (PR) – No dia 8 de junho, o Colégio Militar de Curitiba (CMC) promoveu uma prática escolar inovadora para os seus padrões didáticos e metodológicos, de caráter interdisciplinar e inclusivo, utilizando o esporte de orientação. O tema "Fontes de Energia: sustentabilidade da Sociedade e da Gestão Pública" foi explorado junto aos 146 alunos do 2º ano do Ensino Médio e 5 convidados, com dificuldades motoras (cadeirantes) e cognitivas, vinculados à Associação dos Deficientes Físicos do Paraná.

O propósito foi unir a técnica esportiva com assuntos trabalhados em sala, colocados como de alta relevância pelo Sistema Colégio Militar do Brasil, a fim de elaborar a atividade na perspectiva do Ensino por Competências. A resolução dos problemas em cada um dos dez prismas da pista de orientação organizada no interior do CMC exigiu dos alunos planejamento, reflexão, compreensão, solidariedade e espírito de grupo. Para cinco equipes, em pista menor, com cinco prismas, houve a inserção de um convidado portador de deficiência o que lhes proporcionou vivenciar a colaboração com o colega que apresentava restrição, aliando a parte atitudinal inclusiva aos conteúdos conceituais do tema e procedimentais da orientação.

A atividade interdisciplinar foi valorizada como Avaliação Parcial e envolveu as disciplinas das Áreas de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), Ciências Humanas (Sociologia, Geografia e História), Linguagens (Literatura) e Matemática e suas tecnologias. O projeto contou com a orientação dos professores da Coordenação de Ensino do 2º ano do Ensino Médio e os apoios da Seção Psicopedagógica, do Clube de Orientação Gralha Azul/CMC, da Seção de Atendimento Educacional Especializado e do Corpo de Alunos.

Os resultados foram considerados expressivos nos aspectos cognitivo, psicomotor e afetivo pelo congraçamento alcançado ao final, seja no seio dos próprios alunos do CMC, seja entre eles e a visão humana da inclusão educacional.

Mantendo-se o salutar espírito desportivo foram premiados com medalhas todos os 5 convidados especiais e os três melhores grupos que fizeram a rota e responderam as questões em menor tempo:

1º lugar: Grupo 25, formado pelos alunos Tissot (T 202), Gabriela F (T203) e Leonardo M (T204);

2º lugar: Grupo 7, formado pelos alunos Ramos (T203), Carolyna Albino (T201), Finger (T 201), Morita (T201), Kléber (201) e Júlia ( T205); e

3º lugar: Grupo 18, formado pelos alunos Igor Vargas (T 201), Polo (T 201), Tavares (T 205), Carolina (T 202), Erika Bento (T 204) e Giovana D (T 203).


Fonte:CMC