Alunos e instrutores da ECEME se reúnem no Comando Militar do Oeste

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 12 jun 2018
Crédito: CMO

Campo Grande (MS) – Alunos e instrutores da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), situada no Rio de Janeiro (RJ), estão em Campo Grande (MS) desde o dia 11 de junho, onde conduzem um Exercício no Terreno (ET) de operações táticas como parte do currículo de altos estudos militares. O Exercício segue até 15 de junho e envolve 126 alunos do 2° ano do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM), 10 instrutores da ECEME e três professores civis.

O objetivo do exercício é o planejamento de emprego de tropas no escalão Força Terrestre Componente, inserido no contexto de uma Operação Conjunta – tipo de operação em que há a participação simultânea de forças do Exército, da Marinha e da Força Aérea.

No dia 11 de junho, os militares participaram do Painel Econômico da Viagem de Estudos Estratégicos (VEE) na FAMASUL (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), bem como, do Painel Político da VEE na Governadoria de Mato Grosso do Sul.

Já nesta terça-feira, 12 de junho, os militares se reúnem no Auditório do Comando Militar do Oeste (CMO), onde conhecem mais detalhadamente os trabalhos da Ala 5, Marinha do Brasil e CMO.  A abertura do evento ficou por conta do Comandante Militar do Oeste, General de Exército José Luiz Dias Freitas, que desejou as boas-vindas aos integrantes da ECEME.

O Exercício no Terreno e os Estudos Estratégicos têm por finalidade coroar as atividades de instrução de operações táticas do CCEM e propiciar aos atuais discentes um panorama aprofundado da conjuntura da Região Centro-Oeste, suas características e desafios futuros.

No dia 13, os alunos receberão informações sobre o 9º Grupamento Logístico (9º Gpt Log) e no final do dia seguem ao município de Ponta Porã (MS), no 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado (11º RC Mec), onde terão um panorama aprofundado da região, características e desafios. No dia 15, ainda seguem para Dourados (MS), na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec), onde participam de um Painel de Segurança e Defesa em meio ambiente interagências.

Os militares retornam ao Rio de Janeiro no sábado, 16 de junho.



Fonte:CMO

Crédito: CMO