A Robótica atrai a Juventude Garança de Curitiba para novos desafios

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 12 jun 2018

Curitiba (PR) – No dia 8 de junho, aconteceu a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), modalidade teórica, utilizando a temática da Robótica com o objetivo estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo brasileiro de ensino-aprendizagem. A OBR destina-se a todos os estudantes de escolas públicas ou privadas que estejam cursando o Ensino Fundamental, Médio ou Técnico.

Na modalidade teórica, os estudantes respondem a questões escritas preparadas por uma Comissão de Professores e Pesquisadores da OBR, em uma única fase para o Ensino Fundamental e em duas fases para o Ensino Médio e Técnico.

O Colégio Militar de Curitiba (CMC) participou da modalidade teórica da OBR, nível 3, com todo o efetivo do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. A prática da robótica no CMC faz parte do turno integral e tem proporcionado elevado ganho nas áreas cognitiva, psicomotora e criativa por abordar processos que permitem desenvolver o raciocínio lógico dentro de um ambiente colaborativo e interdisciplinar.

A proposta pedagógica do Colégio para 2019, nessa área, terá como meta inserir a robótica educacional para todo o Ensino Fundamental, acrescentando seu estudo aos 8º e 9º anos, de modo a proporcionar conhecimentos mais amplos e progressivo sobre a criação e prototipagem de robôs; a concepção de movimentos, programação e inserção de sensores; o microcontrolador (Arduíno); e a eletrônica básica.



Fonte:CMC