Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada recebe visita do Chefe do Estado-Maior do Exército

${the_title} - ${company_name}

Crédito: 1º Sgt Eberson

Dourados (MS) – No dia 8 de junho, o Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, recebeu a visita de comitiva do Estado-Maior do Exército (EME), composta, ainda, por integrantes do Comando Militar do Oeste (CMO), do Comando de Operações Terrestres (COTER) e do Comando Logístico (COLOG).

O objetivo da visita foi conhecer as capacidades do Sistema de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) e do Projeto Guarani, que integram o portfólio estratégico do Exército Brasileiro à Força Terrestre.

Primeiramente a comitiva assistiu a uma palestra sobre o SISFRON, na qual acompanharam uma explicação sobre o que é o Sistema e seu objetivo. O SISFRON é um sistema de Comando e Controle, Comunicações, Computação, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (C4IVR) que visa dotar a Força Terrestre de meios habilitadores a uma presença efetiva na faixa de fronteira brasileira.

Logo após, o Chefe do EME e sua comitiva visitaram os equipamentos do Sistema e puderam verificar de perto os optrônicos, como o radar móvel, o binóculos termal e as viaturas como os caminhões C2 (de Comando e Controle) do Estado-Maior, das Autoridades e do Centro de Comunicações e as viaturas radares como a MTO Foxtrote e a Repetidora.

Por fim, os visitantes se deslocaram para o 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado, no município de Amambai (MS), e para o  Destacamemento de Fronteira de Mundo Novo (MS), a fim de verificar in loco o emprego o SISFRON e do Projeto Guarani.

A comitiva estava formada pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Fernando Azevedo e Silva, acompanhado do Comandante Militar do Oeste, General de Exército José Luiz Dias Freitas; do Subcomandante de Operações Terrestres, General de Divisão Valério Stumpf Trindade; do Subcomandante Logístico, General de Divisão Eduardo Antônio Fernandes; do 4º Subchefe do Estado-Maior do Exército, General de Divisão João Chalella Júnior; do 3º Subchefe do Estado-Maior do Exército, General de Divisão Achilles Furlan Neto; do Chefe do Escritório de Projetos do Exercito, General de Brigada Ivan Ferreira Neiva Filho; do 1º Subchefe do Estado-Maior do Exército, Luciano Guilherme Cabral Pinheiro; e do Chefe do Centro de Operações do Comando Militar do Oeste, General de Brigada Carlos Henrique Teche.



Fonte:4ª Bda C Mec

Crédito: 1º Sgt Eberson