EsPCEx comemora o Dia Internacional dos Peacekeepers e Dia do Serviço de Saúde

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 06 jun 2018
Crédito: 1º Ten Breno, Gilberto Pagliarini

Campinas (SP) – No dia 30 de maio do corrente ano, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) realizou formatura em comemoração ao Dia dos Peacekeepers, os soldados da Paz, e ao Dia do Serviço de Saúde. Durante a cerimônia, os integrantes da Escola que participaram de operações de manutenção da paz da Organização das Nações Unidas (ONU) e os militares do Serviço de Saúde estavam em posição de destaque no palanque.

Os alunos, praças e oficiais da EsPCEx homenageiam os Peacekeepers e os integrantes do Serviço de Saúde, homens e mulheres que empregam sua coragem e o auto sacrifício no cumprimento da missão.

O Tenente Leal, Chefe da Seção de Saúde, e oficial mais antigo do Serviço de Saúde servindo na Escola,  realizou o hasteamento do Pavilhão Nacional. O Aluno Henrique Lehnen Dattein, da 2ª Cia Alu, vencedor do Concurso Literário promovido pela Cadeira de Português, foi premiado pelo Grêmio Recreativo e Literário da Escola (GRL) e realizou a leitura do texto em homenagem ao Serviço de Saúde. 

 

Os Peacekeepers

O Dia dos Peacekeepers é comemorado em 29 de maio e tem o objetivo de homenagear os militares que participaram de missões de paz, e de honrar aqueles que perderam suas vidas em prol do cumprimento das missões.

A participação brasileira nas operações de paz teve seu início em 1956, com o envio do Batalhão de Infantaria de Força de Paz para integrar a 1ª Força de Emergência das Nações Unidas (UNEF I), no conflito árabe-israelense, junto à Faixa de Gaza. Posteriormente, contingentes brasileiros estiveram em Moçambique, Angola, Timor Leste e, recentemente, no Haiti, onde permaneceram por 13 anos.

 

O Serviço de Saúde

O Dia do Serviço de Saúde do Exército é comemorado em 27 maio e faz referência ao dia do nascimento do seu Patrono, General de Brigada Médico João Severiano da Fonseca, em 27 de maio de 1836.

O Serviço de Saúde do Exército atua nas áreas de medicina preventiva, assistencial, operacional, pericial, administrativa e de ensino e pesquisa, visando obter e manter a higidez dos militares da Força Terrestre, dentro e fora do território brasileiro, bem como assistir a família militar. Atende ainda à população civil, principalmente em áreas inóspitas, onde a Força Terrestre é, na maioria das vezes, a única presença do Estado Brasileiro.



Fonte: Agência - Verde-oliva

Crédito: 1º Ten Breno, Gilberto Pagliarini