4º CGEO comemora O 128º aniversário de criação da DSG e dia internacional dos Peacekeepers

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 04 jun 2018

Manaus (AM) – Em 30 de maio, o 4º Centro de Geoinformação (4º CGEO) – unidade militar diretamente subordinada à Diretoria de Serviço Geográfico (DSG), comemorou o 128º aniversário de criação da Diretoria de Serviço Geográfico (DSG) e Dia Internacional dos Peacekeepers.

A DSG é o mais antigo órgão de mapeamento terrestre do país, e tem a incumbência de superintender, no âmbito do Exército Brasileiro, as atividades relacionadas às imagens, às informações geográficas, à eleboração de produtos cartográficos, assim como ao suprimento e à manutenção do material técnico de sua gestão.

Após a realização do canto da canção da DSG, e leitura do alusivo à data durante a formatura, foram entregues o Prêmio Missão Cartográfica Austríaca que foi instituído pela DSG, em 1973, como homenagem e reconhecimento à grande contribuição ao desenvolvimento da Cartografia Brasileira. A missão Cartográfica Austríaca foi contratada, em 1919, pelo Exército Brasileiro para introduzir no país as mais modernas técnicas de produção cartográfica (estereofotogrametria, desenho cartográfico e impressão off-set) existentes à época no mundo.

Foram agraciados com o Prêmio Missão Cartográfica Austríaca, o Major Robson dos Santos Melo, o STen Joel de Calazans Neto, o STen Sidiney Cavalcanti de Queiroz e o 2º Sgt Topo Tiago José Mores da Silva – Cia Cmdo CMA, por ter sido classificado em primeiro lugar no Curso de Especialização em Cartografia e Sistemas de Informações Geográficas.

Foi realizada a leitura da Ordem do Dia do Ministro da Defesa alusiva ao Dia Internacional dos Peacekeepers, que é comemorado em 29 de maio, onde são homenageados os homens e mulheres que contribuem para a manutenção da paz e da segurança ao redor do mundo.

Há 70 anos, em maio de 1948, as Nações Unidas enviavam seu primeiro contingente de observadores militares para monitorar o acordo de cessar-fogo na guerra entre àrabes e seus vizinhos no Oriente Médio, dando início às operações de paz sob a ègide da ONU.

 

 



Fonte:4º CGEO