15º Batalhão Logístico realiza Estágio de Manutenção do Chassi da VBTP Guarani para Mecânicos Auxiliares

${the_title} - ${company_name}

Cascavel (PR) – O 15º Batalhão Logístico (15º B Log) encerrou no dia 25 de maio a 2ª Fase do Estágio de Manutenção de 1º e 2º Escalão do chassi da Viatura Blindada Guarani. Vinte e um mecânicos auxiliares das Unidades da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec) participaram do Estágio, que teve a duração de 10 jornadas, realizado em duas fases.

Padronizar e atualizar conhecimentos, procedimentos, técnicas, esforços e cuidados relativos à manutenção do chassi foram os propósitos do Estágio, tarefas como a remoção e recolocação do conjunto de força (motor e caixa de mudanças), substituição de todos os fluídos e filtros, pontos de lubrificação, calibragem dos amortecedores com gás nitrogênio, revisão do sistema de freios e emprego do equipamento especial de borracharia formam os objetivos plenamente atingidos.

A desmontagem no pneu da Viatura Guarani requer o emprego de um equipamento especialmente projetado para essa atividade, o qual possibilita a substituição do pneu e do toróide, que é uma espécie de câmara de ar fabricada com uma borracha maciça de alta resistência, que possibilita que o pneu rode sem pressão pneumática por cerca de 50 quilômetros.

A Cabine de Simulação de Panes, equipamento fabricado pela Iveco e recentemente recebido pelo 15º B Log, foi empregada como importante meio auxiliar de instrução, pois possibilita a capacitação de motoristas e mecânicos da Viatura Blindada Guarani a interpretar todas as mensagens de erro enviadas pela central eletrônica do carro, simulando as mais diversas panes de todos os sistemas, balizando assim a manutenção correspondente.

O General de Brigada Roberth Alexandre Eickhoff, Comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, presenciou algumas atividades do Estágio.



Fonte:15º B Log