Força-Tarefa comemora o Dia do Serviço de Saúde do Exército

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 28 mai 2018

Boa Vista (RR) – Dedicação, lealdade e abdicação são alguns dos pilares dos militares profissionais da área da saúde, que trabalham exclusivamente para dar assistência. No dia 27 de maio, se comemora o Dia do Serviço de Saúde do Exército, data escolhida para homenagear o Patrono do Serviço de Saúde, General de Brigada Médico João Severiano da Fonseca, que nasceu neste mesmo dia, no ano de 1836.

Atualmente, a equipe de saúde da Força-Tarefa Logística Humanitária para o Estado de Roraima está composta por mais de 40 militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea. São médicos, nutricionistas, enfermeiros, farmacêutico e técnicos de enfermagem. Com o apoio de quatro ambulâncias, a equipe possui uma escala de atendimento para suprir as necessidades dos oito abrigos na cidade de Boa Vista e do abrigo na fronteira em Pacaraima.

Em média com 70 atendimentos diários em todos os abrigos, o trabalho fica mais intenso na chegada dos desassistidos e na abertura de um novo local de acolhimento. Muitas vezes, os imigrantes entram desnutridos e com doenças infecto-parasitárias, resultantes do desgaste da viagem.

A equipe de saúde da Força-Tarefa atende desde crianças recém-nascidas até pessoas com necessidades especiais. A maioria dos diagnósticos é de enfermidades que são facilmente sanadas com vacinação e medidas de saúde pública.

O Patrono João Severiano, que foi irmão de Deodoro da Fonseca, proclamador da República e primeiro presidente do Brasil, mostrou altruísmo e elevado senso humanitário prestando socorro à população durante a terrível epidemia de cólera que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, em 1855. As ações do General de Brigada Médico servem de exemplo para a equipe de saúde da Operação Acolhida, que trabalha arduamente prestando o necessário apoio aos imigrantes oriundos da Venezuela que se encontram em situação de vulnerabilidade.



Fonte:Ass Com FT Log Hum Roraima