No Conjunto das Fortificações do Brasil, Forte de Coimbra é candidato a Patrimônio Mundial da Humanidade.

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 28 mai 2018

Corumbá (MS) – No período de 21 a 23 de maio, realizou-se, em Corumbá, a oficina técnica para a candidatura de Forte de Coimbra a Patrimônio Mundial da Humanidade, como parte do Conjunto das Fortificações do Brasil.

O encontro foi organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e contou com uma visita ao Forte de Coimbra e debate sobre conceitos e procedimentos para a apresentação da candidatura do Conjunto de Fortificações do Brasil; sobre desafios para a gestão desses monumentos; bem como sobre a montagem conjunta de estratégias para a sustentabilidade desses bens tombados, em particular o Forte de Coimbra.

Participaram da oficina técnica instituições federais, estaduais e municipais; representantes de organizações militares; e outros envolvidos no processo para estabelecer os papéis das diferentes entidades no desenvolvimento da candidatura.

O Forte de Coimbra é administrado pelo 17º Batalhão de Fronteira, organização militar sedianda em Corumbá e subordinada ao Comando Militar do Oeste. Abriga um Pelotão Especial de Fronteira, que realiza a segurança da região. Além dessa contrução histórica, outros 19 fortes e fortaleza também compõem a candidatura, alguns deles igualmente administrados pelo Exército Brasileiro.



Fonte: Agência - Verde-oliva