Dia do Serviço de Saúde é comemorado em grande estilo no Rio de Janeiro, incluindo torneios e exposição.

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 25 mai 2018
Crédito: Cb Demétrio

Rio de Janeiro (RJ) – O Dia do Serviço de Saúde foi comemorado em grande estilo pela Escola de Saúde do Exército (EsSEx), na cidade do Rio de Janeiro, com dois dias de atividades, que envolveram desde um torneio esportivo, até uma significativa exposição de material empregado na área da saúde.

No dia 24 de maio, a EsSEx participou de um torneio esportivo junto a outras organizações militares do Rio de Janeiro, nas instalações esportivas do Hospital Central do Exército. Além de promover o congraçamento entre os militares, o evento serviu para cultivar o espírito de corpo e o exercício de liderança dos alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO) 2018.

Nessa salutar atividade, sagraram-se campeãs do torneio as equipes do Hospital Central do Exército, no futebol masculino; e da Policlínica Militar de Niterói, no vôlei feminino.

O dia 25 foi marcado pela formatura oficial em alusão ao Dia do Serviço de Saúde, que reverenciou a figura de seu Patrono, o General de Brigada Médico João Severiano da Fonseca, que teve seu busto colocado em local de destaque, junto a sua espada, conduzida de forma solene pelo Primeiro-Tenente-Aluno Bruno Marques Chaves.

Além de integrantes da EsSEx, compuseram a tropa, ainda, representantes da Escola de Sargentos de Logística e do Destacamento de Saúde Paraquedista. A tropa foi perfilada em frente ao palanque com os diferentes uniformes utilizados pelo Serviço de Saúde e, após a leitura da Ordem do Dia, foi realizada a aposição de uma corbelha de flores junto ao busto do Patrono do General João Severiano.

Conhecida como berço do Serviço de Saúde, a Essex recebeu representações das diversas organizações militares de saúde do Rio de Janeiro. Dentre as autoridades, cabe destacar a presença do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX), General de Exército Mauro Cesar Lourena Cid; e do Chefe da Diretoria de Educação Superior Militar (DESMil), General de Divisão André Luiz Novaes Miranda.

Ao término da solenidade, militares do Serviço de Saúde de ontem e de hoje foram convidados a se posicionarem à frente da tropa para, sob o comando do mais antigo, realizarem a abertura do desfile.

Na sequência das atividades comemorativas, todos os presentes foram convidados a visitar a exposição de materiais de saúde. A Policlínica Militar do Rio de Janeiro trouxe material do serviço de fisioterapia aquática. O Destacamento de Saúde Paraquedista apresentou material empregado em missões de resgate aeroterrestre e apoio em adestramento. O Instituto Militar de Biologia do Exército trouxe roupas nível C de Biossegurança, equipamento de PCR em tempo real de campo RAZOR e estudos de microscopia em materiais biológicos, além de cobras das espécies snake e cascavel para que o público possa conhecer.

Além dos materiais, diversos serviços gerais oferecidos também foram apresentados pelo Hospital Central do Exército, tais como Hospital Amigo da Criança, Maternidade com curso para gestantes, clínica médica, clínica cirúrgica, implementação do novo call center (0800), atendimento do tipo "posso ajudar?" para auxiliar os usuários e exposição de revistas científicas. A Odontoclínica Central do Exército apresentou equipamento odontológico de campanha, folders de auto exame bucal, prevenção do câncer, instrução em casos de traumatismo dental e sua unidade móvel de atendimento domicilar.

A Policlínica Militar de Niterói apresentou instruções de boas práticas de biossegurança, video institucional dos seus 50 anos e o sistema de energia solar através de placa adotado por aquela unidade. Finalmente, o Laboratório Químico e Farmacêutico do Exército apresentou alguns dos produtos estratégicos gerados naquela Unidade, tais como repelente de farda, protetor solar, repelente em gel, pasta de camuflagem e alguns tipos de  medicamentos, além de levar vídeos institucionais e baners explicativos.



Fonte:Essex

Crédito: Cb Demétrio