Exercício de estudo de Estado-Maior para capitães-alunos da EsAO

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 23 mai 2018

Campo Grande (MS) – Nesta segunda-feira, dia 21 de maio, o Comandante Militar do Oeste, General de Exército, José Luiz Dias Freitas, recebeu os alunos dos cursos de Intendência, Material Bélico e Saúde da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (Rio de Janeiro/RJ), que estarão participando de um exercício de estudo de Estado-Maior, no período de 21 a 25 de maio no âmbito do CMO.

No total são 110 alunos e dez instrutores, acompanhados pelo Comandante da EsAO, General de Brigada Marcos de Sá Affonso da Costa. No próximo dia 22 (terça-feira), das 8h às 12h, os alunos estarão no município de Ribas do Rio Pardo (MS), realizando um exercício de simulação de desdobramento de uma Base Logística Terrestre (BLT) em um contexto de operações defensivas.

O objetivo do exercício é realizar o planejamento de Estado-Maior e o reconhecimento de instalações logísticas em operações contra ameaças externas ao território nacional. Na oportunidade, os militares simularão a possibilidade de mobilização de recursos civis para apoio às tropas empregadas, com isso, estarão realizando um levantamento logístico de área, fazendo o reconhecimento de possíveis estruturas da cidade que poderão ser mobilizadas para o apoio logístico à tropa.

Dentro das atividades, está prevista uma viagem até a 4ª Brigada de Cavalaria Motorizada na cidade de Dourados (MS), com o objetivo de conhecer as capacidades do Sistema de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), que integra o portfólio estratégico do Exército Brasileiro à Força Terrestre.



Fonte:CMO