Juventude Garança comemora o Dia da Cavalaria no Colégio Militar de Curitiba, demonstrando compromisso com os valores e as tradições castrenses

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 21 mai 2018
Crédito: Comunicação Social do Colégio Militar de Curitiba

Curitiba (PR) – A juventude garança do Colégio Militar de Curitiba (CMC) comemorou com entusiasmo e vibração o transcurso do Dia da Cavalaria. A programação contou com atividades dedicadas aos alunos do Grêmio da Cavalaria, em Osório (RS) e Castro (PR), além de eventos desenvolvidos no âmbito de todo o Colégio: culto ao Marechal Osório, competição típica da arma e exposição de material.

No dia 5 de maio, uma representação com 6 discentes e 3 instrutores da Seção de Equitação do CMC estiveram em Osório (RS) na tradicional Festa Nacional da Cavalaria. Naquela oportunidade, cultuaram fatos históricos, representaram o Colégio em atividade cultural desenvolvida pelo Comando Militar do Sul e interagiram com os alunos do Colégio Militar de Porto Alegre.

Em 10 de maio, aconteceu o Cross da Espora – prova hípica de salto – quando os alunos cavalarianos se congraçam em atividade típica da arma. O nível de dificuldade da competição foi variado, de acordo com a maestria de cada grupo. Na ocasião, a aluna Sabrina, do 3º ano do Ensino Médio, sagrou-se campeã da prova.

No prosseguimento, em 12 de maio, uma delegação com 20 alunos, 2 instrutores da Seção de Equitação e 1 monitora do Corpo de Alunos participaram das comemorações alusivas à data realizada pelo 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado na cidade de  Castro (PR). O ponto alto e que trouxe inesquecível elã juvenil foi a escolta dos nossos discentes junto ao cavalo que simbolizou a presença do Marechal Osório na cerimônia.

Finalizando as atividades de culto às tradições e aos valores da arma ligeira, o Colégio realizou exposição de material, no período de 16 a 18 de maio, mediante apoio do 5º Regimento de Carros de Combate, Rio Negro (PR), trazendo para o cotidiano do Corpo de Alunos os blindados Leopard 1 A5, as VBTP M 133 versão PC e transporte de tropa, além do Morteiro 120mm. No dia 18, houve a inauguração do busto do Marechal Osório no Espaço da Cavalaria – passando a ombrear com Caxias, Sampaio e Mallet sua presença nos corredores do Pavilhão de Ensino – como fonte perene e imortal de inspiração cívica advindas dos insignes patronos. A Major-Aluna Mariana Santos, do 3º ano do Ensino Médio e comandante do Destacamento a Cavalo do CMC, juntamente com o Cadete Bender, do Curso de Cavalaria da AMAN, procederam a inauguração. Na sequência, transcorreu a formatura geral em homenagem a Cavalaria, ocasião em que foram entregues as esporas aos alunos do Ensino Médio do Grêmio de Cavalaria.

O resultado dessas iniciativas aplicadas nas datas magnas voltadas ao culto das raízes histórias e das tradições do Exército Brasileiro tem sido altamente positivo no sentido de estimular o espírito de corpo e despertar vocações para a carreira militar junto ao Batalhão Escolar, dando efetividade à vertente preparatória do Sistema Colégio Militar do Brasil.



Fonte:Colégio Militar de Curitiba

Crédito: Comunicação Social do Colégio Militar de Curitiba