71º Batalhão de Infantaria Motorizado realiza Exercício de Desenvolvimento da Liderança

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 17 mai 2018
Crédito: 2º Tenente Torres

Garanhuns (PE) – Nos dias 15 e 16 de maio, os tenentes e os 3º sargentos do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BI Mtz) participaram do Exercício de Desenvolvimento da Liderança (EDL), com as oficinas de instruções práticas realizadas na Região da Colina do Magano, em Garanhuns.

O exercício teve por objetivos verificar a capacidade de resposta e iniciativa dos quadros nas mais diversas situações encontradas em combate, possibilitar ao Comandante da Unidade fazer uma avaliação do conhecimento dos militares sobre aspectos técnicos e táticos, além de desenvolver os atributos da área afetiva e os valores relacionados com a carreira militar, indispensáveis à personalidade do comandante de pequenas frações.

O EDL foi executado em três fases. A primeira fase consistiu de uma marcha de 16 Km, a qual teve a participação de todo o Batalhão. A segunda fase iniciou com uma ambientação do exercício nas instalações do 71º BI Mtz, seguido de instruções de criptografia e decriptografia de mensagens, manuseio do fuzil IA2 e noções básica de combate em área edificada. Após foi realizado o aprestamento, o recebimento e o planejamento da missão inicial, o consumo de ração operacional, finalizando com o cerimonial para verificação do equipamento.

A terceira fase do EDL iniciou com o embarque e o deslocamento para a Região do Magano, onde  os tenentes e sargentos participaram das oficinas práticas de ataque à posição inimiga e transporte e resgate de ferido, transporte de suprimento, patrulha de busca e captura de desertor inimigo, patrulha de contato e comunicação rádio, montagem de LocAter e  combate em área edificada utilizando equipamentos de Airsoft.

Durante o EDL, os tenentes e os 3º sargentos foram avaliados e incentivados a desenvolverem a autoconfiança, a tomada de decisão, a cooperação, a persistência e a iniciativa. Atributos mais importantes no desenvolvimento da liderança.