Formatura Dia da Cavalaria

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 15 mai 2018

Bayeux (PB) – No dia 11 de maio, o 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado, “Regimento Piragibe”, realizou uma formatura em comemoração ao Dia da Arma de Cavalaria, relembrando os feitos Marechal Manuel Luis Osorio, Patrono da Arma.

A solenidade foi presidida pelo General de Brigada Carlos Augusto Fecury Sydrião Ferreira, Comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, e contou com a participação de autoridades civis e militares, ex-integrantes do regimento Piragibe e familiares. 

Na oportunidade, o Aspirante L. Nascimento proferiu, montado sobre o dorso do “nobre amigo”, a Oração do Cavalariano, que contagiou a assistência com a vibração da tropa e enalteceu os mais nobres valores dos discípulos de Osorio.

 

–“ …Se rei não és do campo na amplidão,

Se te faltas a coragem de um leão

E o penetrante olhar da águia não tens,

Quando a caminho para luta vens,

Digo-te então:

Erraste a vocação!

Para trás!

Chora em vão teu desengano!

Não serás nunca um Cavalariano!”

 

 

O Dia da Arma de Cavalaria

No dia 10 de maio, o Exército Brasileiro comemora o dia da Arma de Cavalaria. A data marca o nascimento do Marechal Manuel Luis Osorio, um dos maiores heróis militares do Brasil, Patrono da arma e destaque em diversos conflitos na região Sul do País e na Guerra da Tríplice Aliança.

A Cavalaria é a arma que combate em vantagem de posição e que, durante muito tempo, utilizou o cavalo como seu meio prioritário de combate. Com o advento dos armamentos mais modernos, os blindados passaram a ocupar o lugar do cavalo no campo de batalha. Nesse contexto, o 16º RC Mec destaca-se  por ser a única organização militar, valor Unidade, do Comando Militar do Nordeste.



Fonte:16º RC Mec