Comissão do Exército organiza a 73ª Assembleia Geral e Congresso do Conseil International du Sport Militaire

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 03 mai 2018

Punta Cana (República Dominicana) – no período de 16 a 21 de abril de 2018, no extremo oriente da ilha de Hispaniola, local onde foi estabelecida a primeira colônia das Américas, foi realizado o maior evento político-administrativo do Conseil  International  du  Sport  Militaire (CISM). Tratou-se da 73ª Assembleia Geral e Congresso da organização, que contou com a participação de militares de mais de 90 países membros.

A atividade foi organizada em diversas áreas do complexo hoteleiro/centro de convenções do Grand Palladium Punta Cana Spa & Resort, no qual foram executadas, também, as reuniões continentais (Africa, Américas, Ásia e Europa), reuniões do corpo de diretores da instituição, bem como encontro dos presidentes das Comissões de Esportes do CISM. Essa importante atividade estatutária do CISM tem sido, ao longo dos tempos, uma plataforma de integração entre os oficiais das Forças Armadas de todo o mundo.

Naquele ínterim, foram tomadas importantes decisões para o futuro do desporto militar internacional, com o foco de intensificar, através do esporte, a promoção da amizade, solidariedade e paz entre as nações; realizado o balanço anual do Conselho; consolidados os planejamentos para os diversos eventos esportivos vindouros, com destaque para os 7º Jogos Mundiais Militares de Verão, a ocorrerem na cidade de Wuhan-China, em 2019, dentre outros.

Adicionalmente, foram realizas a eleição do novo presidente do CISM, o Comissário em chefe de Primeira Classe Hervé Piccirillo, da Armada Francesa, bem como a reeleição do Secretário Geral, o Coronel Dorah Mamby Koita, do Exército da Guiné. Outro evento marcante para o CISM foi a adesão de dois novos países membros, Nepal e Turcomenistão, com os quais o CISM alcançou um total de 138 nações, consolidando-se como uma das maiores organizações internacionais em número de participantes.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura o Ministro da Defesa da República Dominicana, General Ruben Paulino Sem, acompanhado dos Comandantes das três Forças Armadas e do Comandante da Polícia Nacional, além de representante do Comitê Olímpico Internacional, das diversas representações diplomáticas sediadas em Santo Domingo e de delegação do poder executivo da cidade de Wuhan.

A Comissão do Exército junto ao CISM fez-se presente com o Coronel Carlos Eduardo Ilha dos Santos, Diretor de Esportes, que foi responsável por realizar apresentações do Departamento de Esportes para o corpo de diretores do CISM, para o Congresso e para os Presidentes do Comitês Esportivos; Tenente-Coronel Rafael Soares Pinheiro da Cunha, Gerente dos Comitês Esportivos do CISM, responsável pela organização e condução do Encontro dos Presidentes dos Comitês Esportivos e pela Reunião Continental da Ásia; e Major Edson Aita, Gerente de Protocolo e Eventos do CISM, responsável pelo planejamento, gerenciamento e condução de todas as atividades que envolveram a Assembleia e o Congresso.

A atuação da Comissão do Exército nos diferentes níveis de planificação e de execução do evento endossa a preparação e a capacidade do oficial brasileiro “calção-preto” na gestão avançada do esporte militar internacional.



Fonte:AdtEBFrança/Bélgica