Banda de Música da 3ª Divisão de Exército comemora 109 anos de criação, sendo um valioso elemento de divulgação da "Divisão Encouraçada"

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 30 abr 2018
Crédito: Arquivo da Banda de Música da 3ª DE

Santa Maria (RS) –  No dia 30 de abril de 1909 foi criada a Banda de Música da 3ª Divisão de Exército “Divisão Encouraçada” (3ª DE).

Atualmente, a Banda de Música da 3ª DE atende a uma das maiores Guarnições Militares do País e se constitui em valioso elemento de divulgação da "Divisão Encouraçada", além de prestar contribuição cívico social a estabelecimentos de ensino e entidades assistenciais de Santa Maria e municípios vizinhos.

No corrente ano, até a presente data, a Banda participou de 114 apresentações, demonstrando a gama de atividades desenvolvidas e sua importância para a “Divisão Encouraçada”.

Transcorridos 109 anos, assume destaque em concertos, retretas, apresentações didáticas e recreativas em escolas, creches, asilos da comunidade, exigindo assim, por parte de seus integrantes o constante e ininterrupto preparo técnico profissional, dando-lhes um aspecto peculiar por ser uma banda com responsabilidades que vão muito além da execução do repertório marcial.

Participa do “Projeto Banda nas Escolas”, resultado de uma parceria entre a 3ª DE e a 8ª Coordenadoria Regional de Educação, que tem por finalidades cultuar os valores cívicos e de respeito aos símbolos nacionais, levar cultura e recreação às escolas, e integrar o Exército à comunidade escolar, por meio da música. No dia 14 de junho do corrente ano, o Projeto completará 14 anos de existência.

A Banda de música, sob a regência o 2º Tenente José Pinho de Oliveira, possui em seu quadro, profissionais de alta sensibilidade musical. Em sua formação técnica, administrativa e cultural, a Banda de Música da 3ª DE conta com bacharéis e acadêmicos do Curso de Bacharelado de Música da Universidade Federal de Santa Maria.



Fonte:3ª Divisão de Exército

Crédito: Arquivo da Banda de Música da 3ª DE