Ciclo de Palestras sobre Equipamentos para Desminagem

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 27 abr 2018

Araguari (MG) – O Centro de Instrução de Engenharia realizou um ciclo de palestras relativas aos materiais empregados em desminagem e operações EOD, em seu auditório, no período de 13 a 20 de abril de 2018. A finalidade dessa atividade foi atualizar os conhecimentos a respeito dos equipamentos de proteção, detecção e operação voltados para operações de desminagem e operações EOD. 

Os palestrantes eram todos representantes de empresas internacionais do ramo. O Sr Gordon Pesic palestrou sobre o veículo remotamente controlado MV4, empregado em desminagem mecânica, da empresa DOK-ING, de origem croata e líder no mercado mundial do segmento. O Sr Paulo Malizia abordou os temas de explosivos improvisados e formas de detecção, apresentando o detector GDA-X, da empresa AIRSENSE, de origem alemã, especialista em análises de ameaças. 

Prosseguindo a atividade, o Sr Paulo Abel, representante no Brasil da canadense Med-Eng, abordou os diversos trajes de proteção e ferramentas para operações EOD, com ênfase no traje EOD 10, considerado o melhor e mais avançado traje antibomba do mundo. O Sr Tobias Albeck expôs sobre as possibilidades de emprego dos robôs EOD produzidos pela empresa alemã TELEROB, adotados atualmente pelo Exército Brasileiro. 

A assistência das palestras foi composta por instrutores e monitores do Centro de Instrução de Engenharia, do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva Mauá e do do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, além de oficiais e sargentos do 2º Batalhão Ferroviário, e de uma representação de cadetes do Curso de Engenharia da Academia Militar das Agulhas Negras. 



Fonte:CI Eng