Passagem de Direção

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 24 abr 2018
Crédito: 2º Sgt L. Silva/Sd Videres/Sd M. Soares

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 17 de abril de 2018, foi realizada a cerimônia de passagem de Direção do Hospital Central do Exército, do General de Divisão Médico Alexandre Falcão Corrêa (nomeado Diretor de Saúde, a partir de 4 de maio de 2018), para o General de Brigada Médico José Oiticica Moreira.

O evento teve início com a inauguração do retrato do Diretor Sucedido, durante a qual o Gen Falcão foi homenageado pelo Gen Oiticica e pelo Gen Div Fernando José Sant’ana Soares e Silva, Comandante da 1ª Região Militar. A solenidade contou, ainda, com a honrosa presença do Gen Ex Mauro Cesar Lourena Cid, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército.

Na sequência, foi realizada a formatura de passagem de Direção, presidida pelo Gen Ex Walter Souza Braga Netto, Comandante Militar do Leste e Interventor Federal na Área da Segurança Pública no Estado do Rio de Janeiro.

Estiveram presentes diversas autoridades civis e militares, com destaque para o Gen Ex R1 Rubens Bayma Denys, antigo Ministro dos Transportes; Gen Ex R1 Enzo Martins Peri, Comandante do Exército no período de 2010 a 2014; além dos ex-Diretores do HCE, o Gen Div R1 Milton Braz Pagani e o Gen Div R1 Josèmar Câmara Feitosa, que ocuparam lugar de destaque durante a cerimônia de Transmissão do Cargo.

Na oportunidade, os convidados puderam ver uma exposição de fotos antigas do HCE e, ainda, foram apresentadas as réplicas dos uniformes utilizados pelas enfermeiras da Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a Segunda Guerra Mundial, confeccionados com o apoio da Prof Dra Margarida Bernardes, Historiadora e pesquisadora sobre o assunto. Esse material foi desenhado em 1957, no pós guerra, “a bico de pena” pela Capitão Enfermeira Virginia Maria de Niemeyer Portocarrero, Veterana da FEB que completou 100 anos de vida em abril. Após o processo de homologação pelo Comando do Exército, esses uniformes serão oficialmente os uniformes históricos do HCE.

Após a formatura, o Gen Div Falcão fez questão de despedir-se de todos os integrantes do Hospital.

 

 

 



Fonte:HCE