Solenidade Comemoração a Semana do Exército Brasileiro

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 24 abr 2018
Crédito: Everton Dalmolin

Brusque (SC) – O Tiro de Guerra 05-005 realizou, na manhã de 19 de abril, a solenidade de comemoração a Semana do Exército Brasileiro. Em comemoração aos 370 anos da Batalha de Guararapes, que revelou a gênese de nossa nacionalidade, ao reunir brancos, índios e negros para expulsar o invasor estrangeiro de nosso território, gerando a noção de proteção da nossa nação e, com ela, a de Exército Brasileiro.

Para celebrar essa data, o TG 05-005 realizou, no seu pátio interno, uma formatura militar com a finalidade de relembrar a enorme importância da vitória em Guararapes como marco de criação do nosso sentimento nacionalista.

A solenidade contou com a presença da Senhora Eliane Busnardo, Secretária de Educação Municipal, representando o Senhor Prefeito de Brusque; do Capitão da Reserva do Exército e Ex-Chefe de Instrução do Tiro de Guerra Danilo Pacheco Escaramusa; da Senhora Mariane Schaeffer Minatti, diretora do Centro de Educação Infantil Ponta Russa; além de amigos e familiares dos atiradores.

Durante a solenidade, foi referenciado os 100 anos do saudoso João Antonio Schaeffer, “Dr. Nica”, diretor do TG por quase 50 anos, que ocorreria no próximo dia 23 de abril.  Após a formatura foi realizada a final da competição de cabo de guerra entre os Pelotões Coiote e Pantera, finalistas da competição, bem como atividades lúdicas para as crianças da escola visitante.

Durante esta semana, o Tiro de Guerra também realizou visitas às escolas municipais de Brusque, com a finalidade de divulgar a data e estreitar os vínculos do TG com os estabelecimentos de ensino. Durante as visitas aos estabelecimentos de ensino, foram distribuídas aos alunos a revista “Recrutinha”, edição do Dia do Exército, publicada pelo Centro de Comunicação Social do Exército.

No decorrer do ano, o Tiro de Guerra realizará outras atividades com escolas de Brusque, visando divulgar a importância das principais datas cívicas e as formas de ingresso ao Exército Brasileiro.

 



Fonte:TG 05-005

Crédito: Everton Dalmolin