Semana da Engenharia: um dia é pouco para celebrar a Arma da mobilidade, contramobilidade e proteção.


Publicação: Sex, 13 abr 2018 08:00:00 -0300

Resende (RJ) – Arma de apoio à mobilidade, contramobilidade e proteção, caracterizando-se como um fator multiplicador do poder de combate. Essa é a Engenharia do Exército. Por isso, entre os dias 9 e 14 de abril, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) está celebrando a Semana da Engenharia.

Abrindo as comemorações, foi realizada a competição de “Remo de Guerra”, na qual as equipes de Cadetes competem em botes e disputam quem tem mais força, técnica e resistência para puxar o bote do adversário em direção à sua margem.

Na quarta-feira, 11 de abril, foi realizada a formatura alusiva ao dia da Arma, que contou com a participação do Senhor Luiz Cláudio de Villagran Cabrita, tetraneto do patrono da Engenharia, Tenente-Coronel João Carlos de Villagran Cabrita. Convidado pelo comando do Curso de Engenharia da AMAN a estar presente no evento, o Sr Luiz Cláudio contou que a memória de seu tetravô permanece viva na história de sua família. “Meus pais e avós sempre me contaram com muita emoção a história do meu tetravô. É indescritível ver in loco o que ele representa para o Exército, é muito gratificante e me deixa muito sensibilizado as manifestações de homenagem, que fazem com que eu tenha muito orgulho do nome que carrego”, disse.

Sobre a AMAN, local que já visitou em outras ocasiões, mencionou a importância da figura do cadete. “Não posso deixar de citar as palavras do General Enzo, antigo comandante do Exército: cada cadete é o símbolo máximo da confiança. Confio completamente em cada um deles, na educação que recebem e nos valores que carregam”, completou.

As comemorações da Semana da Engenharia permanecem por toda a semana. No sábado, 14 de abril, será realizada, nas águas do Rio Paraíba do Sul, a tradicional “Regata da Engenharia”, entre os cadetes do Curso Básico e também da Engenharia, evento que é aberto ao público e conta com a participação da família acadêmica e comunidade resendense.


Fonte:AMAN