Comissão do Exército junto ao Conseil International du Sport Militaire viabiliza parceria com Federação Internacional de Esgrima

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 05 abr 2018

Lausanne-Suíça – no dia 27 de março, na cidade que sedia a principal instituição esportiva do planeta, o Comitê Olímpico Internacional, ocorreu a assinatura do Memorando de Entendimento entre o Conseil International du Sport Militaire (CISM) e a Federação Internacional de Esgrima (FEI), que abriga este tradicional esporte das competições militares.

O Memorando tem por objetivo desenvolver o treinamento e a performance esportiva dos atletas militares, profissionais e amadores; incrementar a participação de mulheres nos esportes militares; estabelecer sinergia entre as duas instituições; identificar metas e objetivos em comum entre o CISM e a FIE; fixar iniciativas educacionais conjuntas contra os perigos da dopagem; estabelecer colaboração na área de oficiais técnicos internacionais; e promover os valores esportivos em geral e particulares da Esgrima.

Assinaram os documentos os respectivos Secretários-Gerais das instituições. Pelo CISM, o Coronel do Exercito da Guiné Dorah Mamby Koita e, pela FIE, o grego Emmanuel Katsiadakis.

A elaboração do documento e as tratativas para sua consecução foram iniciadas na gestão do Coronel José Carlos Salgueiro Pinheiro, na função de Gerente dos Comitês Esportivos do CISM, e finalizado por seu substituto, o Tenente-Coronel Rafael Soares Pinheiro da Cunha, atualmente no Quartel-General do CISM, em Bruxelas.

Iniciativas de tal natureza promovem o incremento da relação civil-militar, aumentam a rede de parcerias, permitem a inserção do esporte militar e do CISM junto a instituições civis congêneres, gerando reflexos positivos em toda a estrutura esportiva militar mundial, representada, no Exército Brasileiro, pelo Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), em particular pelo Curso de Mestre D’Armas da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx).



Fonte:CISM - Béelgica