1ª Brigada de Infantaria de Selva na Operação Ágata, combatendo a logística da garimpagem ilegal em Roraima

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 28 mar 2018

Boa Vista (RR) – A 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), por intermédio do Comando de Fronteira Roraima/7º Batalhão de Infantaria de Selva, realizou nova apreensão de material que seria utilizado na garimpagem ilegal na calha do Rio Uraricuera.

Na oportunidade, foram abordados três veículos na RR 325, sendo um caminhão e dois carros, ocupados por cerca de 10 pessoas. Após a revista, foram encontrados 16 carotes com 800 litros gasolina; 16 carotes com 1200 litros de óleo diesel; 90g de mercúrio; 4 motores de 1 cilindro; 1 motor de 4 cilindros; 1 gerador; 12 Carpetes; 16 mangueiras  de sucção;  2 bicos jato; 4 tubos polietileno; 6 litros óleo para motor e 3 telas de garimpo.

Os veículos e o material, estimados em R$ 250 mil, foram apreendidos e os envolvidos conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Alto Alegre, município do estado.

Desde 1º de março deste ano, 1ª Brigada de Infantaria de Selva efetuou apreensões de números significativos, dos quais se destacam cerca de 1 tonelada de alimentos, 58 mil litros de combustível,  200 gramas de mercúrio, 10 motores de polpa, 7 motores de bomba, 1 rádio comunicador, 1 revólver calibre 38,  26 cartuchos e 23 metros de mangueiras de draga. Todo esse material serviria para abastecer os garimpos da região, que causam enorme prejuízo ao meio ambiente.

A 1ª Bda Inf Sl continuará com Operação Ágata, cumprindo sua missão constitucional e contribuindo para a proteção da Amazônia Brasileira.



Fonte:1ª Bda Inf Sl