Centro de Adestramento Leste capacita militares no sistema de simulação construtiva COMBATER, destinado ao adestramento em nível tático.

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 19 mar 2018

Rio de Janeiro (RJ) – O Centro de Adestramento Leste (CA-Leste), no período de 12 a 15 de março, conduziu, em suas instalações, o Estágio Setorial de Simulação de Combate, sob a orientação do Comando de Operações Terrestres (COTER).

O evento teve por finalidade capacitar 31 oficiais representantes dos Comandos Militares de Área a atuarem na condução de Exercícios de Simulação de Combate para o adestramento dos Comandantes e Estados-Maiores, dos níveis Brigada e Divisão de Exército, baseados no sistema COMBATER.

O COMBATER é um sistema de simulação construtiva, destinado ao adestramento de oficiais superiores em nível tático, para simular ações de combate, apoio ao combate e de não guerra, de acordo com a Doutrina Militar do Exército Brasileiro.

Durante o evento, foram abordados temas relacionados à condução das atividades de Simulação de Combate por parte dos CA-Leste, CA-Sul, Centro de Instrução de Blindados e Centro de Instrução de Aviação do Exército. Assim como, foi apresentada a estrutura de um "Jogo de Guerra" e as particularidades da utilização do Sistema COMBATER.

A abertura do Estágio foi realizada pelo Chefe do Preparo do COTER, General de Divisão José Eduardo, e contou com a presença de seu futuro substituto, General de Divisão Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, atual Comandante da 10ª Região Militar.



Fonte:CA-Leste