Exército apresenta simulador de tiro com tecnologia inteiramente nacional

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 15 mar 2018
Apresentação do Simulador STAL

Brasília (DF) – No dia 15 de março, ocorreu, no Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), uma demonstração do Simulador de Tiro de Armas Leves (STAL), que foi desenvolvido por equipe do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), com apoio da FINEP. O evento teve a participação do Chefe do DCT, General de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, além de militares do Departamento e do Comando de Operações Terrestres (COTER).

O Simulador de Tiro de Armas Leves é um equipamento com tecnologia 100% nacional, destinado ao treinamento de tiro de pistola e de fuzil em diversas modalidades. É uma solução que possibilita o aprimoramento contínuo e facilitado do profissional de segurança, anulando riscos e minimizando os custos associados a essa prática.

Dotado de grande realismo, durante os testes realizados foi considerado um dos mais precisos do mundo na atualidade. Sua tecnologia permite ainda atiradores simultâneos, em cenários virtuais variados e de grande fidelidade o que viabiliza seu uso no treinamento de militares das Forças Armadas, policiais e até atiradores esportivos.

De acordo com o Major Trajano Alencar de Araújo Costa, idealizador do simulador, o STAL é construído a partir de componentes simples e com tecnologia de propriedade do Exército Brasileiro, possui custo de aquisição e manutenção abaixo do praticado pelo mercado. Tais características facilitam o seu emprego em larga escala, tanto para o meio militar como civil.

O simulador é uma opção econômica, segura e robusta, que futuramente atenderá as necessidades de treinamento de tiro básico do Exército Brasileiro.



Fonte:Departamento de Ciência e Tecnologia