Características e evolução do cargo de Adjunto de Comando são apresentadas a militares no Sul do Brasil.


Publicação: Ter, 13 mar 2018 14:32:00 -0300

Porto Alegre (RS) – No início do mês de março, o Adjunto de Comando do Exército (Adj Cmdo Ex), Subtenente Osmar Crivelatti, esteve no Comando Militar do Sul (CMS), a fim de participar da solenidade de passagem do cargo de Adjunto de Comando do CMS e de proceder a uma jornada de explanações nas organizações militares acerca da evolução do cargo que ocupa.

Iniciando suas atividades, no dia 2 de março, ocorreu a solenidade de passagem do cargo de Adjunto de Comando do CMS do Subtenente Andre Carlos Barreto Sant’Anna para o Subtenente Felipe Bello Bastos. A solenidade foi presidida pelo Comandante Militar do Sul, General de Exército Edson Leal Pujol, e contou com as presenças de oficiais-generais do CMS; de Comandantes de organizações militares diretamente subordinadas; de oficiais do Quartel-General do CMS; de Adj Cmdo de organizações militares subordinadas; bem como de praças, familiares e convidados.

Na ocasião, o Comandante Militar do Sul ressaltou a importância do Adj Cmdo e a relevância do trabalho pioneiro que o S Ten Sant’Anna realizou durante o período de implantação do cargo no CMS.

Na continuidade de sua programação, o S Ten Crivelatti, juntamente com o novo Adj Cmdo CMS, S Ten Felipe, e o Adj Cmdo 3ª Divisão de Exército, S Ten Romário, percorreram as organizações militares da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (3ª Bda C Mec), a fim de apresentar as características e a evolução da implantação do cargo para os militares dessa tradicional Brigada de Cavalaria do Exército, tendo em vista sua inclusão no processo de implantação que abrangerá o Comando e suas Unidades valor Batalhão. O processo seletivo para preencher o cargo iniciará neste mês de março e a assunção do selecionado, após preparo, se dará no início de 2019.

Além disso, o Adjunto de Comando do Exército explanou sobre as responsabilidades, desafios e perspectivas dos subtenentes e sargentos, bem como sobre as recentes mudanças no plano de carreira, colhendo as percepções e sugestões dos graduados.

A comitiva percorreu as Guarnições de Bagé, onde o S Ten Crivelatti ministrou palestra no 25º Grupo de Artilharia Campanha, com a presença do Comandante 3ª Bda C Mec, General de Brigada José Ricardo Vendramin Nunes. O General aproveitou a oportunidade para reforçar a importância dessa nova função, salientando que a atuação do Adj Cmdo reforça a coesão do Exército Brasileiro.

Na guarnição de Jaguarão, as atividades ocorreram no 12° Regimento de Cavalaria Mecanizado, ocasião em que o comandante da Unidade enalteceu a criação do cargo. Na cidade de Santana do Livramento, por sua vez, o 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado sediou a atividade, e o comandante do Regimento frisou a singular importância do sargento no canal de comando da organização militar. Por fim, os graduados da guarnição de São Gabriel reuniram-se no 9° Regimento de Cavalaria Blindado.

Em Cruz Alta, durante o último dia de sua visita ao CMS, o S Ten Crivelatti concedeu uma entrevista ao Jornalista Marcos Ommati, editor sênior da Revista Diálogo, do Comando Sul dos Estados Unidos da América, cuja pauta foi a formação, o preparo e as perspectivas dos sargentos do Exército Brasileiro. Posteriormente, ainda na “Casa do Adjunto”, o Adj Cmdo Ex atualizou os sargentos-alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, acerca do processo de implantação do cargo, alertando-os quanto às perspectivas e oportunidades que isso irá gerar, num horizonte próximo, em suas carreiras, motivando-os à busca constante do autoaperfeiçoamento.

 

 


Fonte:Gab Cmt Ex