Entrega de Boina aos novos Alunos no Colégio Militar do Recife

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 12 mar 2018

Recife (PE) – Ocorreu, em 9 de março, no Colégio Militar do Recife (CMR), a formatura alusiva à entrega da boina aos novos alunos. A cerimônia, presidida pelo Coronel Marcelo Ricardo Ciolette, do Comando Militar do Nordeste, acompanhado do Coronel João Alberto Nunes de Paula, Comandante e Diretor de Ensino do CMR, foi marcada por grandes emoções, onde estavam presentes pais e familiares dos nosso alunos. 

                                         

Histórico da Boina Garança

A Boina Garança foi instituída por Portaria Ministerial, em 21 de janeiro de 1971, e traz consigo um significado especial, na força de uma das cores heráldicas do Exército Brasileiro. Na realidade, significa a incorporação do novo aluno ao Sistema Colégio Militar do Brasil.

Simboliza não apenas a proteção do corpo jovem, frágil, em formação, mas também a segurança propiciada pela centenária, tradicional e conceituada organização de ensino do Exército que, naquele momento, acolheu o novo aluno.

A boina é continuidade, ao unir o jovem de hoje - idealista, esperançoso e confiante - às tradições de honra e de patriotismo do Colégio Militar.

É símbolo de união, de amizade, de respeito, de camaradagem e de civismo. É nela que os dedos perfilados do jovem tocam para, na continência orgulhosa, saudar os chefes, os professores, os amigos e, na manifestação mais pura de amor ao Brasil, prestar homenagem aos símbolos da Pátria.

A boina é fraternidade, ao irmanar os novos alunos aos seus camaradas mais antigos. Além de tudo isso, a boina é ainda carinho, esperança e amor, ao solidificar, no ato de sua entrega, a união indissociável da Família Garança.

A Boina Garança simboliza o uniforme que a todos iguala no CMR, não importando a origem, a classe social, o credo religioso ou qualquer outro fator diferente do desempenho no Colégio. Assim, após ingressarem, os alunos passam a se destacar apenas pelo que verdadeiramente são, e não pelo que vestem ou ostentam.



Fonte:CMR