Você conhece a única organização militar do Exército Brasileiro que possui 3 dígitos em seu nome?

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 04 jan 2018

Rio de Janeiro (RJ) – No Exército Brasileiro, as designações das organizações militares são, normalmente, realizadas por questões históricas, possuindo, por tradição, um ou dois dígitos em seu nome, exceto uma dela: a 111ª Companhia de Apoio de Material Bélico (111ª Cia Ap MB). Você sabe o porquê?

A 111ª Cia Ap MB surgiu em 6 de janeiro de 1944, durante o maior conflito da história contemporânea, a Segunda Guerra Mundial. Essa organização militar foi criada para preparar efetivos a serem enviados para os campos de batalha em solo europeu, a fim de prestar o apoio logístico adequado às tropas brasileiras. Foi, então, denominada 1ª Companhia Especial de Manutenção. Em 1961, passou a denominar-se 1ª Companhia de Manutenção e Apoio e, em 1967, recebeu a atual denominação de 111ª Companhia de Apoio de Material Bélico.

A origem da designação faz referência à 1ª Companhia de Manutenção e Apoio, da 1ª Divisão, do 1º Exército, resumindo: 111 – eis o porquê de possuir os três dígitos em seu nome.

A Companhia, desde a sua criação, realizou duas mudanças de sede, sempre na Guarnição do Rio de Janeiro. Inicialmente ocupava as instalações da atual Companhia de Comando do Comando Militar do Leste, no Santo Cristo; em 2005, mudou-se para as instalações do extinto 1º Batalhão Logístico, em São Cristóvão; e, desde outubro de 2012, desdobra seus meios no aquartelamento localizado no Bairro Magalhães Bastos.

Assim, desde 1944, a 111ª Companhia de Apoio de Material Bélico faz parte da história do nosso Exército, carregando um misto de tradição e operacionalidade, proporcionando poder de combate às tropas por ela apoiadas, sempre com o lema: “111, apoiar é a meta!”.



Fonte:111ª Cia Ap MB