Banda Sinfônica do Exército Brasileiro realiza apresentação no Comando Militar do Sudeste.

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 28 dez 2017

São Paulo (SP) – Na manhã do dia 27 de dezembro, a Banda Sinfônica do Exército se apresentou no Espaço Cultural do Quartel-General do Ibirapuera, como parte das atividades do lançamento do CD “Compositores Brasileiros”.

Regida pelo Maestro Tenente José Roberto Fabiano, a Banda Sinfônica executou obras com repertório variado entre músicas natalinas, MPB e Rock.

O CD - “Compositores Brasileiros” foi gravado ao vivo, na sala de ensaios da Banda Sinfônica do Exército, em Osasco (SP), como parte das comemorações dos 15 anos da existência do grupo. A proposta do álbum é tornar acessível um repertório de clássicos da musica instrumental brasileira, de modo a valorizar e difundir a criação artística de autores nacionais, bem como promover e incentivar atitudes e transformações afetivas direcionadas à nossa identidade cultural. As obras presentes no CD são de compositores brasileiros e foram originalmente escritas para bandas sinfônicas.

O projeto foi idealizado pela Fundação Cultural Exército Brasileiro, é uma parceria com o Ministério da Cultura, Exército Brasileiro, Comando Militar do Sudeste, Fundação Habitacional do Exército - FHE POUPEX e doadores do Programa Mecenas, além dos sete compositores que cederam suas obras para o registro.

 

Sobre a Banda Sinfônica

Foi criada pela Portaria Nr 45- DEP, de 25 de junho de 2002, pelo então comandante do Exército General Gleuber Vieira, com sede em São Paulo- Capital e vinculada ao Comando Militar do Sudeste.

A Banda Sinfônica do Exército composta por 80 músicos militares, tem como objetivo fazer da música um bem comum, como parte das atividades culturais do Exército, estabelecendo um elo artístico cultural com a sociedade brasileira.

Ao longo dos anos, a Banda Sinfônica do Exército se apresentou nas mais importantes salas de concertos do Brasil e recebeu importantes solistas nacionais e internacionais e diversos prêmios, destacando-se o de “Melhor Projeto de Música Erudita” e o “Prêmio Especial de Cultura”, ambos concedidos pela Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA.



Fonte:CMSE