No aniversário de 15 anos da Banda Sinfônica do Exército, o primeiro CD do grupo é lançado em São Paulo.

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 20 dez 2017
Crédito: SD Victor Sá

São Paulo (SP) – Na terça feira, dia 19 de dezembro, a Banda Sinfônica do Exército apresentou o Concerto “Compositores Brasileiros” no Theatro São Pedro, em São Paulo. Na oportunidade, a Banda também fez o lançamento do seu primeiro CD, com o mesmo nome do espetáculo.

Durante a apresentação, foram exibidas algumas obras que emocionaram o publico presente entre jovens, adultos e crianças, como: “Vozes do Agreste”, de Edmundo Villani-Cortês; “Fanfarra”, de Edson Beltrami; e “Duque de Ferro”, de Cleber Lopes Polido.

O CD “Compositores Brasileiros” foi gravado ao vivo, na sala de ensaios da Banda Sinfônica do Exército, em Osasco, como parte das comemorações dos 15 anos da existência do grupo. A proposta do álbum é tornar acessível um repertório de clássicos da musica instrumental brasileira, de modo a valorizar e difundir a criação artística de autores nacionais, bem como promover e incentivar atitudes e transformações afetivas direcionadas à nossa identidade cultural. As obras presentes no CD foram originalmente escritas para bandas sinfônicas.

O projeto foi idealizado pela Fundação Cultural Exército Brasileiro, em parceria com o Ministério da Cultura, Exército Brasileiro, Comando Militar do Sudeste (CMSE), Fundação Habitacional do Exército (FHE POUPEX) e doadores do Programa Mecenas, além dos sete compositores que cederam suas obras para o registro.

O Comandante da 2ª Divisão do Exército, General de Divisão Eduardo Diniz, acompanhado do Comandante da 2ª Região Militar, General de Divisão Adalmir Manoel Domingos; do Chefe do Estado-Maior do CMSE, General de Brigada Paulo Alipio Branco Valença; representante da FUNCEB-SP, General de Brigada Hedel Fayad; além de outros militares e civis, que prestigiaram a apresentação.

 

Sobre a Banda Sinfônica do Exército

Foi criada pela Portaria Nr 45-DEP, de 25 de junho de 2002, pelo então comandante do Exército General Gleuber Vieira, com sede em São Paulo, Capital, e vinculada ao CMSE.

A Banda Sinfônica, composta por 80 músicos militares, tem como objetivo fazer da música um bem comum, como parte das atividades culturais do Exército, estabelecendo um elo artístico-cultural com a sociedade brasileira.

Ao longo dos anos, a Banda se apresentou nas mais importantes salas de concertos do Brasil e recebeu importantes solistas nacionais e internacionais e diversos prêmios, destacando-se o de “Melhor Projeto de Música Erudita” e o “Prêmio Especial de Cultura”, ambos concedidos pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).



Fonte:CMSE