Homenagem às vítimas da Intentona Comunista de 1935

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 28 nov 2017
Crédito: Cabo Francilaine e Soldado Gustavo Rodrigues

Rio de Janeiro (RJ) –  O Comando Militar do Leste realizou, no dia 27 de novembro, uma cerimônia em homenagem às vítimas da Intentona Comunista de 1935. A solenidade aconteceu na Praça General Tibúrcio, na Praia Vermelha, onde está localizado o Monumento aos Mortos no movimento.

Em memória às vítimas, uma corbélia de flores foi posicionada junto ao mausoléu onde estão guardados aqueles que deram suas vidas em prol dos ideais democráticos em 1935. A homenagem foi feita pelo General de Exército Mauro César Lourena Cid, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx); pelo General de Exército Walter Souza Braga Netto, Comandante Militar do Leste; e pelo General de Exército Ivan de Mendonça Bastos, neto do Tenente-Coronel Misael de Mendonça, uma das vítimas da Intentona.

Como tradição, também foi realizada a chamada nominal de todas as vítimas que tombaram naquela ocasião, além do toque de silêncio e uma salva de gala executada pela bateria de obuses. A solenidade é realizada anualmente para manter viva em nossa memória a renovação do permanente compromisso das Forças Armadas com a defesa da pátria e dos ideais democráticos da Nação Brasileira.
 



Fonte:CML