Realização do “Azuver” no Peru

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 24 nov 2017

Lima (Peru) - Pela primeira vez, a Escola Conjunta das Forças Armadas do Peru (ECOFFAA) executou o exercício de planejamento operacional e tático nos moldes do AZUVER, o qual ocorre todos os anos nas Escolas de Estado-Maior das Forças Armadas do Brasil. A atividade começou a ser organizada no mês de julho de 2017, com o participação da Escola Superior de Guerra do Exército (EsSGE), Escola Superior de Guerra Naval, Escola Superior de Guerra Aérea do Peru (ESFAP) e da ECOFFAA.

O Exercício teve início no dia 18 de outubro, com os planejamentos de nível operacional realizados por quatro estados-maiores conjuntos. No início de novembro, dois planejamentos foram selecionados e apresentados para os alunos da EsSGE e para capitães alunos dos Cursos Avançados de Armas, similar ao Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército Brasileiro. A partir desse momento, os planejamentos táticos começaram até que, no dia 15 de novembro de 2017, houve a apresentação dos Planos Operacionais retificados e dos Planos Táticos. Para coroar a atividade, houve uma análise pós ação onde foi possível explorar as lições apreendidas.

Para a ECOFFAA, foi o término das atividades, porém o Exército do Peru continuou os planejamentos, pois os planos de nível batalhão foram elaborados pelos  capitães e a atividade teve seu encerramento com um exercício no terreno, no qual os cadetes da Escola Militar de Chorrillos participaram de uma manobra de dupla ação, dentro do mesmo contexto planejado desde o nível operacional, nos dia 20 e 21 de novembro de 2017.

As ações realizadas foram planejadas e concebidas pelo TC Inf Tulio Cerávolo, Instrutor brasileiro da ECOFAA, após análise e aprovação pelo Ministério da Defesa do Peru. A iniciativa inédita foi avaliada e considerada uma excelente oportunidade na integração das Escolas de Estado-Maior e na dinâmica de Planejamento Conjunto das Forças Armadas do Peru.



Fonte:Adidefex - Peru