Comemoração ao Dia do Oficial R/2 em João Pessoa

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 16 nov 2017

João Pessoa (PB) – No dia 4 de novembro, o Exército Brasileiro comemora o Dia do Oficial R/2. Este ano, para celebrar a data, o 1º Grupamento de Engenharia realizou uma formatura, na manhã do dia 10 de novembro, em João Pessoa (PB), com a presença de integrantes do Conselho Nacional de Oficiais da Reserva (CNOR), da Associação Paraibana de Oficiais R2 do Exército (AORE/PB) e da Associação Brasileira de Integrantes do Batalhão Suez da Paraíba (ABIBS/PB), além de autoridades civis e militares locais.

Durante a solenidade, o General de Brigada Marcos José Pupin, Comandante do 1º Grupamento de Engenharia, foi agraciado com duas medalhas, consignadas pela AORE/PB e pela ABIBS/PB. O General de Divisão R/1 Mário Ivan Araújo Bezerra, maior autoridade militar presente no evento, bem como Oficiais R/2 e da Polícia Militar da Paraíba também foram agraciados.

Momentos antes da formatura, o 1º Tenente R/2 Rogério de Souza Vasconcelos Júnior, Presidente do CNOR, proferiu palestra, no auditório do Grupamento, sobre a Estrutura e o Sistema do Conselho Nacional de Oficiais da Reserva, sediado no Rio de Janeiro (RJ).

Todos os anos, profissionais especializados por entidades civis de nível superior, em diversas áreas de interesse do Exército, são incorporados na Instituição como Oficiais Técnicos Temporários (OTT), podendo integrar a Força durante o período máximo de oito anos. A formação desses militares advém de processo meticulosamente planejado para instruí-los e incutir-lhes valores morais e profissionais da vida castrense. Os estabelecimentos de Ensino Militar destinados a essa formação do Aspirante-a-Oficial da Reserva de 2ª classe são os Centros ou Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR e NPOR), habilitando-o a ingressar no Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE) e a contribuir para o desenvolvimento da Doutrina Militar na área de sua competência.

Além de pertencerem à reserva mobilizável, os Oficiais R/2, em geral, ocupam funções relevantes na sociedade brasileira, nas quais exercem papel multiplicador dos valores cultuados no Exército e atuam como líderes na construção de um País melhor.

 



Fonte:1º Gpt E